Como fazer experiências com ar

Como fazer experiências com ar

Você não consegue ver o ar, mas este preenche todos os espaços e recantos do mundo. Quando alguma coisa parece vazia, realmente está cheia de ar. O ar é um gás que não se consegue sentir, exceto quando o vento sopra ou quando respiramos. A terra está coberta de uma espessa camada de ar. Esta camada tem um grande peso e afeta todas as coisas que existem à nossa volta. Veja o seguinte artigo de umComo.com.br e saiba como fazer experiências com o ar.

Vai precisar de:
  • 2 copos e um recipiente com água
  • Uma ripa de madeira com uns 45 cm e 4 cm de largura
  • 2 folhas de jornal
  • 1 martelo
Passos a seguir:
1

Um copo vazio parece que não tem nada lá dentro. Para comprovar que está cheio de ar, coloque-o de boca para baixo dentro de um recipiente com água, como na imagem. O ar impede quase completamente que entre água para dentro do copo.

2

Agora incline um pouco o copo. O ar irá formar bolhas de ar na água e esta encherá o copo. Tente prender o ar num copo em baixo da água, como se vê na imagem.

3

Esta é outra experiência com ar. Coloque uma barra de madeira sobre a mesa, com um pedaço de fora da borda da mesa. Estenda duas folhas de jornal sobre a mesa e a madeira e estique para que fique bem liso.

4

Bata com força na ripa de madeira com um martelo. Faça-o depressa e a madeira irá se partir. Se só fizer pressão sobre o pedaço de madeira que sobressai da borda da mesa, o jornal levanta-se porque o ar entra para baixo do papel, portanto, bata com força na madeira.

5

Uma experiência também bastante divertida que pode fazer juntamente com os seus filhos é a de transformar água em ar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer experiências com ar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.