Como fazer fogo sem fósforos

Como fazer fogo sem fósforos

Seja no acampamento ou em outro momento em que se precise fazer fogo e não se tem os instrumentos necessários é preciso conhecer as técnicas de como fazer fogo sem fósforos. O umComo.com.br vai mostrar como é possível.

Vai precisar de:
  • ninho de gravetos
  • madeira seca
  • uma bateria
  • palha de aço ou clipe de metal
Passos a seguir:
1

Uma forma de como fazer fogo sem fósforos se você estiver acampando ou em um local em meio à natureza bastante simples é começando com um ninho de gravetos. Com eles, será possível fazer uma fogueira.

2

Será preciso coletar madeira seca. Você pode reunir pequenos gravetos ou galhos grandes, a quantidade deles vai definir o posterior tamanho da sua fogueira. Se o material estiver molhado não vai fazer o atrito necessário para manter a chama.

3

Sempre pegue mais madeira do que você acha suficiente, pois depois que o fogo surge a consome rapidamente. Também vale colocar no seu ninho para a fogueira, caso não encontre muita madeira, folhas secas, pinhas, cascas de árvore e fiapos de panos. Esses materiais vão ajudar a criar a fogueira, mas para mantê-la é preciso madeira mesmo.

4

Depois de reunir tudo o que foi encontrado você vai precisar de uma bateria e palha de aço para iniciar a faísca que dará origem à chama. Ao pegar a bateria identifique os seus polos – os dois pinos circulares localizados na parte superior. Se for uma bateria de pelo menos 9 volts, melhor, pois será mais eficiente.

5

Você deve esfregar a palha de aço nos polos da bateria. Uma palha mais fina facilita o processo. Esse atrito vai provocar uma corrente através dos fios de aço que vão aquecer e soltar faísca. Para fazer a faísca você pode substituir a palha por um clipe de metal.

6

Quando a faísca surgir, assopre com cuidado em cima dela a fim de alimentar e espalhar a chama. Ao estar brilhando intensamente, deposite a palha sobre o ninho de madeira que você preparou. Continue assoprando levemente.

7

Deixe alguns pedaços de madeira maiores fora do ninho, os quais você vai adicionar a sua fogueira depois que a chama tiver surgido.

8

Outra forma de como fazer fogo sem fósforos é com uma lupa, desde que o local onde esteja receba sol diretamente. Lente de óculos ou binóculos também serve. Você deve colocar um pouco de água na lente para que o feixe de luz seja mais intenso.

9

Incline a lente na direção do sol até que ela faça um pequeno círculo de luz focado no ninho de gravetos. Teste diferentes ângulos até encontrar o feixe de luz mais concentrado.

10

Permaneça com a lupa no mesmo lugar até que o ninho comece a soltar fumaça e crie uma chama. Quando ela surgir, sopre-a suavemente para alimentá-la. Depois que a chama estiver maior adicione pedaços maiores de madeira na fogueira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fogo sem fósforos, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • As madeiras que mais facilmente fazem fogo são de árvores como cedro, cipreste, nogueira choupo, salgueiro, zimbro e álamo.
  • Na hora de fazer a faísca cuide para que ela não atinja pessoas e objetos.
  • Nem sempre se consegue fazer a faísca de primeira, seja paciente.