Como fazer um bingo divertido

Como fazer um bingo divertido

Jogar bingo é uma atividade muito divertida que atrai crianças, jovens, adultos e idosos. Em geral, são distribuídas cartelas contendo números diversos, e aquele que completar 5 casas primeiro (seja na vertical, na horizontal ou na diagonal) grita "bingo!" e leva o prêmio. Seja para arrecadar fundos para um projeto de caridade (o bom e velho bingo beneficente) ou simplesmente para gerar entretenimento (sobretudo para aqueles que já estão na terceira idade), é possível fazer um bingo ainda mais divertido. Não tem nem ideia do que fazer para incrementar seu bingo e deixá-lo mais divertido? Confira no umCOMO ideias sobre Como fazer um bingo divertido. Boa sorte no jogo!

Como jogar bingo

Jogar bingo é bem simples. Aos jogadores são disponibilizadas cartelas que vão do número 1 (um) até o 75 (setenta e cinco). Enquanto isso, uma pessoa fica responsável por "cantar" as pedras, isso é, girar a bola onde são tiras as pedrinhas com os números do bingo e informar aos jogadores qual número foi sorteado.

Atualmente, é possível usar aplicativos que geram números aleatórios ou até mesmo aplicativos de bingo para substituir a bola giratória, mas o papel do "cantador" das pedras continua essencial.

Vence quem formar primeiro uma sequência de cinco números na horizontal, vertical ou diagonal - essa pessoa grita "BINGO!" e leva o jogo.

Como fazer cartela de bingo

Em geral, você encontra cartelas de bingo para comprar em lojas de artigos de festa. Contudo, se quiser fazer suas próprias cartelas de bingo, basta dispor de papel e de uma impressora. Veja como a seguir:

  1. Acesse o site My Free Bingo Cards, que é um gerador de cartelas de bingo;
  2. Clique em "30 Cards For Free" - assim você conseguirá 30 cartelas de graça;
  3. Uma janela vai abrir - clique em "Let's Go!";
  4. Clique em "Print All" e depois em "Dowload PDF";
  5. Pronto! Você terá 30 cartelas de bingo para jogar. Agora é só imprimir e recortar.

Gosta de colocar a mão na massa? Veja então nosso artigo sobre Como fazer um bingo de palavras.

Como organizar um bingo

O papel do organizador do bingo é indispensável para que tudo saia bem e que todos se divirtam. Para organizar um bingo, você vai precisar de:

  • Um prêmio;
  • Cartelas de bingo;
  • Um sorteador de números (em geral uma bola, mas você pode usar um aplicativo);
  • Jogadores;
  • Alguém para cantar o bingo.

Lembre-se de escolher um prêmio que tenha a ver com a proposta do bingo ou com a faixa etária dos jogadores. É comum em bingos beneficentes que se tenham prêmios de maior valor (como carros e motos, por exemplo). Para bingos infantis e para idosos, busque por prêmios que estimulem a criatividade e a memória.

Tendo tudo isso em mãos, basta marcar o dia e horário e começar a jogar. Mas como cantar bingo? É preciso que a pessoa responsável por cantar as pedras (números) tenha um certo carisma na hora de falar, bem como uma voz sonora. Se for uma pessoa divertida, melhor ainda! Escolha bem o seu cantador de bingo (cantar o número 22 como "dois patinhos na lagoa" é um clássico).

Se você gosta de bingo, é provável que também vá gostar da brincadeira "Quem sou eu?". Confira o artigo "Jogo 'quem sou eu': perguntas, regras e ideias" para saber mais e se divertir!

Como fazer um bingo divertido

Talvez a maior dificuldade dos organizadores de bingo seja fazer um jogo que saia dos padrões e que seja inovador e divertido. De fato, o bingo é um jogo clássico e é preciso pensar fora da caixinha para ter ideias de variações. Felizmente, existem maneiras de fazer um bingo divertido e listamos algumas delas abaixo. Confira:

  • Prêmio em dobro: ao invés de ganhar um só prêmio, o ganhador levará dois! O ideal é que isso seja uma surpresa, de modo a fascinar ainda mais o sortudo.
  • Troca-troca de cartas: em um dado momento do jogo, os jogadores devem ser convidados a trocar de lugar com outro jogador ou trocar de cartela. Isso sem dúvida irá adicionar mais emoção ao seu bingo, porque um jogador com a cartela quase completa pode trocar de lugar com um que ainda não teve a sorte de tirar nenhum número.
  • Use balas e doces para marcar o bingo: balinhas coloridas podem ser uma ótima e divertida maneira de marcar bingo. Se for um bingo beneficente de Natal, por exemplo, experimente usar jujubas nas cores natalinas (vermelho e verde). Mas atenção: se você estiver fazendo um bingo para idosos, procure usar doces dietéticos, de forma que os idosos com diabetes sintam-se incluídos também.
  • Faça um bingo temático: usando os modelos disponíveis no Free Bingo Card Templates, você pode criar um bingo com o tema Dia das Bruxas, Dia dos Namorados, Natal ou até mesmo criar sua própria cartela de bingo temática. O bingo de Dia das Bruxas pode ser usado para ensinar números em uma aula de inglês, por exemplo.
  • Capriche na decoração do ambiente: decore o local do bingo com balões e prepare lanchinhos e bebidas para servir aos convidados. Não se esqueça da música, que deve ser animada mas não ao ponto de atrapalhar o cantador do bingo. Procure por lanchinhos e bebidas saudáveis e naturais e, obviamente, deixe as bebidas alcoólicas para bingos onde só estejam adultos presentes.

Além do bingo, você pode tentar brincar de mímica para se divertir com amigos e familiares. Confira o artigo do umCOMO 100 palavras para mímica de todos os níveis e estilos para se inspirar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bingo divertido, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Bibliografia
  • NOT JUST BINGO. How to Make Bingo Fun in Your Facility. Disponível em: <https://www.notjustbingo.com/articles-and-resources/how-to-articles/fun-bingo.html>. Acesso em 28 de maio de 2020.
  • S&S BLOG. 7 Quick Tips to Make Your Bingo Games More Fun. Disponível em: <https://www.ssww.com/blog/7-quick-tips-to-make-your-bingo-games-more-fun>. Acesso em 28 de maio de 2020.
  • SATYFUL. Fun Bingo Ideas: How to Spice Up the Game and Have a Great Time. Disponível em: <https://www.stayful.com/blog/fun-bingo-ideas-how-to-spice-up-the-game-and-have-a-great-time/>. Publicado em 22 de agosto de 2019. Acesso em 28 de maio de 2020.
  • LIZ ONLINE BETTING. 7 Tips to Make Your Bingo Games More Fun. Disponível em: <http://liz-online.pt/7-tips-to-make-your-bingo-games-more-fun>. Publicado em 03 de maio de 2017. Acesso em 28 de maio de 2020.