Como fazer um carro de corrida de papel

Como fazer um carro de corrida de papel

Fazer um carro de corrida pode parecer difícil, mas não é muito. Só tem que ter um pouco de paciência e ser capaz de juntar corretamente todas as partes do carro. Fazer os seus próprios carros é vantajoso pois pode pintá-los das cores que mais gosta e inclusive fazer desenhos neles ou padrões. Veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como fazer um carro de corrida.

Vai precisar de:
  • Uma folha de papel de 29 cm de comprimento por 21 de largura
  • 2 canetas sem a carga de tinta
  • Um cartucho ou tampa da caneta
  • 2 canudinhos de plástico de beber ou 2 palitos finos
  • Uma bolinha ou conta de colar
  • Arame de enrolar e clips
  • Tampa de uma caixa de fósforos
  • Papelão grosso e um copo
  • Plástico cortado de uma garrafa de plástico, cola e fita adesiva
  • Um elástico forte, lápis, tesoura e carretel de fio
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar coloque o lápis numa extremidade do papel. Enrole o papel bem apertado à volta do lápis (a). Segure o extremo do papel enrolado com fita adesiva (b). Pegue no lápis e terá um tubo de papel.

2

Corte dois círculos pequenos de papelão usando o carretel como guia. Isto serão as rodas da frente. Depois corte dois círculos grandes para as rodas de trás usando um copo como guia.

3

De seguida, faça um buraco no centro de cada roda. Introduza um canudinho pelo tubo da caneta. Meta uma rodas das pequenas por cada extremo e cole-as. Faça o mesmo com as rodas de trás.

4

Depois coloque o tubo de papel atravessado por cima dos tubos das canetas, como no desenho. Segure bem com fita adesiva o tubo de papel e os tubos das canetas.

5

Corte um lado da tampa de fósforos. Coloque-a com o corte virado para baixo por cima do tubo de papel, no sítio onde estão as rodas maiores. Incline-a um pouco para a frente e amarre-a ao tubo com fita.

6

Em seguida, corte a ponta da caneta ou a tampa da caneta com a tesoura. Coloque-a por cima da tampa da caixa de fósforos. Segure-o firmemente com fita adesiva.

7

Decalque a hélice em papel fino ou transparente. Recorte a silhueta. Coloque-o sobre um pedaço de plástico e desenhe-a. Agora recorte a silhueta com muito cuidado. Faça dois pequenos cortes nos lados da parte arredondada. Faça dois furos na parte central do anel.

8

De seguida, dobre um pedaço de arame, passando-o pelos buracos da hélice e dobrando-o de um extremo ao outro. Coloque uma bola ou conta por o extremo mais comprido e estique-o até ficar direito.

9

Introduza o extremo mais comprido do arame pela tampa da caneta na parte de cima da caixa de fósforos. Faça uns anéis segurando o elástico ao arame e enrole este em à volta do elástico.

10

Depois abra com cuidado um clip (a). Meta um gancho do clip por um extremo do tubo de papel. Enganche um dos lados do elástico ao outro gancho do clip (b).

11

Para finalizar, segure a hélice como se vê e torça um pouco o lado direito para a frente da caixa de fósforos e o lado esquerdo em direção contrária. Mova a hélice como indica a seta dando-lhe umas 20 voltas.

12

Veja também como fazer um camião dos bombeiros e um trator de papelão e divirta-se juntamente com os seus filhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um carro de corrida de papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.