Como fazer um castelo de cartas

Como fazer um castelo de cartas

Um dos jeitos mais fáceis de entretenimento em nível universal, principalmente quando estamos em casa, é tentar construir um castelo de cartas. Com um baralho em mãos, um pouco de paciência e bastante concentração, é possível realizar essa tarefa com bastante sucesso e satisfação. Se você já tentou fazer um castelo usando baralho outras vezes, mas nunca conseguiu que ele ficasse de pé por muito tempo, preste bem atenção no artigo a seguir. Neste post do umCOMO, te ensinamos como fazer um castelo de cartas passo a passo sem derrubá-lo!

Vai precisar de:
  • Baralho (preferencialmente de cartão)
  • Superfície plana e com textura
Passos a seguir:
1

Antes de começar, é preciso saber que não existe uma regra ou medida padrão para construir o seu castelo de cartas. Qualquer tipo de baralho pode funcionar, mas as cartas de papel geram mais atrito entre si do que as de plástico. Essa é um dica que pode evitar frustrações no seu castelo de cartas.

Ele, inclusive, pode ser do tamanho que você preferir, embora quanto maior ou mais alto, mais difícil será e, logo, exigirá mais habilidade e paciência. A dica aqui é começar fazendo um castelo de cartas simples, que tenha poucos andares, até adquirir o equilíbrio necessário.

2

Procure por uma superfície totalmente plana. Lembre-se de que o lugar escolhido para montar o seu castelo deve ser estável. Além disso, recomendamos que você fique bem longe de janelas com correntes de ar, pois o vento pode derrubar as cartas.

A textura dessa superfície também é um fator que fará toda a diferença. O ideal é que tenha um pouco de atrito e não seja muito lisa. Por isso, toalhas esticadas são uma boa ideia ou tecidos próprios para jogos como uma toalha de carteado ou a superfície de uma mesa de sinuca, por exemplo.

3

Aprenda a posicionar as cartas. O mais comum é apoiar uma contra a outra, formando um triângulo. Depois, você deverá combinar esses pequenos triângulos com outras cartas, construindo uma base. Dessa forma, a estrutura ficará equilibrada.

4

Recomendamos, ainda, que o baralho utilizado no castelo seja novo ou seminovo, de modo que as cartas sejam mais firmes. Pense que o uso constante e manuseio das cartas pode acabar as deixando danificadas e, com as novas, o castelo de cartas se manterá forte e em pé.

5

Para começar o seu castelo de cartas, coloque duas cartas formando um triângulo aberto, conforme mencionamos anteriormente. Elas devem estar unidas pelo topo e, de preferência, com cerca de 5 centímetros de distância entre cada base.

6

A figura acima será a que repetiremos ao longo da construção da torre do castelo de cartas. Assim, usando outras duas cartas, recrie o triângulo e posicione-o a aproximadamente um centímetro de distância da construção anterior.

7

Quando você tiver feito os dois triângulos, coloque uma carta em posição horizontal sobre cada um deles. Dessa forma, você terá uma base para as próximas pirâmides.

8

Em seguida, construa o segundo andar. O procedimento será o mesmo: você deverá criar, com cuidado, um outro triângulo, usando com base o cartão na horizontal. Com apenas mais um triângulo, você já terá seu pequeno castelo de cartas de dois andares.

9

Você pode construir quantos andares quiser. Para isso, calcule a medida da base e vá fazendo dos triângulos os andares do castelo. No caso da torre simples, basta colocar dois triângulos na base e apenas um na parte superior. Quando você dominar essa técnica, vá testando suas habilidades e precisão e construa um grande castelo de cartas.

Veja também: Como jogar truco

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um castelo de cartas, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Conselhos
  • Embora a superfície sobre a qual você constrói seu castelo deva ser plana, ela não deve ser completamente lisa, pois neste caso as bordas das cartas podem escorregar. Será mais difícil mantê-las de pé.
  • Seja paciente. Como regra geral, castelos de cartas não costumam ser perfeitos na primeira vez. Eles tendem a cair facilmente. Com esforço e precisão você terá sucesso.