Como fazer um climograma

Como fazer um climograma

Para estudar o desenvolvimento e as mudanças do clima em uma determinada cidade durante um ano inteiro, o melhor é criar um climograma onde podem ser vistos todos os dados básicos. Com o clima estuda-se a média das condições meteorológicas em um determinado luga. Quer saber como evoluem estas condições? Para isso, em umComo.com.br ajudamos você a elaborar seu próprio climograma.

Passos a seguir:
1

Você deve desenhar um quadrado aberto na parte superior, grande. Cada um de seus lados servirá para introduzir os dados necessários.

2

No lado mais abaixo são introduzidos os meses do ano. Aqui poderá ser estudada a evolução do clima durante o ano, por isso é necessário dividir este lado em 12 partes, cada uma representando os diferentes meses do ano.

3

No eixo vertical esquerdo introduzem-se as precipitações (mm). Divida-o em partes sucessivas de 20 em 20 mm mais ou menos, partindo de 0.

4

No eixo vertical direito introduza a temperatura (ºC). Dependendo da zona, introduza de 0 a 40, dividindo de 10 em 10 graus cada parte.

Imagem: enciclopedia.us.es
5

Comece a representar, em função da barra da direita, as precipitações com barras. Para cada mês crie uma barra com a precipitação indicada. Pinte-a, por exemplo, de cor azul.

6

Pegue como referência o eixo da direita, introduza a temperatura de cada mês. Para isso usam-se os pontos. Coloque um ponto em cima de cada mês no número de graus necessários. Pode colocá-los em vermelho e unir as temperaturas de cada mês através de linhas retas.

Imagem: sergiopinillarobres.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um climograma, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Reúna os dados meteorológicos do ano inteiro para poder elaborar seu climograma.
  • Divida os diferentes eixos dependendo das circunstâncias do lugar que quiser representar.