Viagens baratas

Como fazer um intercâmbio com pouco dinheiro

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 4 maio 2020
Como fazer um intercâmbio com pouco dinheiro

Fazer uma viagem de intercâmbio em muitos aspectos pode ser considerada uma possibilidade para pessoas privilegiadas. Se uma viagem a turismo já demanda uma grana suada, imagine morar em algum lugar por um tempo. Diversos fatores entram na equação e fazem o sonho do intercâmbio parecer um objetivo cada vez mais inalcançável: passagens aéreas, dinheiro em moedas mais caras, cursos, acomodação, seguro viagem... A lista assusta, mas existem alternativas e formas de se planejar que mostram que essa não é uma missão impossível. Se ligue nessas possibilidades pensadas pelo umCOMO que vão te dar uma luz sobre como fazer um intercâmbio com pouco dinheiro.

Índice

  1. Trabalho em troca de acomodação
  2. Au Pair: ser babá no exterior
  3. Bolsas de estudos
  4. Dicas para fazer um intercâmbio com pouco dinheiro

Trabalho em troca de acomodação

Cada vez mais pessoas se jogam no mundo para viajar e trabalhar em troca de acomodação. O sistema de "Work for accomodation" permite que você se acomode em hostels, hotéis, fazendas ou casas realizando algum trabalho como moeda de troca. Os trabalhos podem variar de acordo com as necessidades de cada lugar: ajudar na limpeza, dar uma mão na cozinha, pintar, manutenção, cuidar do jardim...ou o que eles precisarem.

Tudo deve ser combinado com antecedência e alguns "hosts" até oferecem as refeições. O tempo mínimo de estadia para esse tipo de trabalho costuma ser de duas semanas, mas tudo é negociável. Essa é uma forma de fazer intercâmbio com pouco dinheiro pois você praticamente não tem de pagar pela acomodação, o que é uma economia considerável.

A própria troca de experiências e o contato com pessoas diferentes no trabalho em troca de acomodação já é um baita intercâmbio cultural.

Se a ideia de trabalhar por acomodação te parece interessante, alguns sites que colocam viajantes e proprietários em contato para esse tipo de trabalho são:

Au Pair: ser babá no exterior

O termo francês "Au Pair" faz referência a um programa de intercâmbio que permite que estrangeiros morem na casa de famílias e em troca da acomodação cuidem das crianças. Programas desse tipo costumam ter um custo bem inferior ao de um intercâmbio convencional e em alguns casos a família ainda paga um curso extracurricular para a babá.

Isso também pode ser considerado uma possibilidade de fazer intercâmbio com pouco dinheiro já que permite uma troca cultural entre o estrangeiro, a família e o destino. Existem alguns pré-requisitos para ser Au Pair como, por exemplo, ter entre 18 e 26 anos, gostar de crianças e ter experiência com elas, ter o passaporte em dia (obviamente), entre outras.

A experiência do Au Pair pode ser intermediada por uma agência de intercâmbio ou por algum site relacionado ao programa, o AuPair.com é um dos mais conhecidos.

Como fazer um intercâmbio com pouco dinheiro - Au Pair: ser babá no exterior

Bolsas de estudos

As bolsas de estudos são a realidade ideal para quem deseja fazer um intercâmbio com pouco dinheiro. Não existe muita regra quanto a elas, mas o fato é que elas sempre existem e nem todo mundo sabe disso. Uma bolsa de estudos pode ser parcial ou integral, incluir ou não a acomodação e os gastos com passagem. Alguns casos, como o extinto Ciência sem Fronteiras ainda ofereciam um incentivo para cobrir os custos mensais do bolsista.

Estudantes universitários e graduados são os que mais têm oportunidades de conseguir uma bolsa já que as universidades no exterior frequentemente abrem vagas para bolsas de estudos. Mas, isso não significa que outros estudantes e faixas etárias não possam tentar. É comum aparecerem também concursos de cursos de idioma no exterior e outros cursos.

O essencial para tentar uma bolsa de estudos é estar sempre de olho nas oportunidades. Siga páginas especializadas e confira sempre os editais de escolas e universidades do exterior que você gostaria de estudar. Lembre-se que no hemisfério norte o período letivo começa em setembro, portanto as oportunidades começam a aparecer a partir de fevereiro.

Ter boas notas é uma das coisas que mais conta na hora de tentar uma bolsa de estudos no exterior para fazer um intercâmbio com pouco dinheiro. Portanto, "foca nos estudos".

Dicas para fazer um intercâmbio com pouco dinheiro

  • Abra uma poupança ou uma conta exclusivamente para isso. Todo mês reserve uma parte do seu dinheiro.
  • Estabeleça uma meta: quando você quer fazer um intercâmbio e para onde?
  • Esteja com o passaporte em dia, uma oportunidade pode aparecer a qualquer momento quando você procura.
  • Considere destinos que não são tão populares e podem ser mais baratos. O que vale é a troca cultural.
  • Tente aprender ou praticar inglês ou outro idioma, isso aumenta as suas chances na hora de conseguir um intercâmbio seja em Au Pair, bolsa de estudos ou trabalho por acomodação.
  • Não desista!
Como fazer um intercâmbio com pouco dinheiro - Dicas para fazer um intercâmbio com pouco dinheiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um intercâmbio com pouco dinheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer um intercâmbio com pouco dinheiro