Como fazer um tabuleiro de damas

Como fazer um tabuleiro de damas
Imagem: toys-reciclagemdivertidaeartesanato.blogspot.com

As damas é um jogo muito interessante, que desenvolve a perspicácia e o pensamento lógico, assim como treina a capacidade de criar estratégias. Consiste num tabuleiro ao xadrez e peças pretas e brancas, correspondentes a dois jogadores, tendo por objetivo conseguir o máximo de peças do jogador adversário.

É um programa ótimo para um serão ou uma tarde bem passada. Mas o melhor deste jogo, é que você não precisa gastar dinheiro para conseguir um, pode antes criar o seu próprio jogo! Veja neste artigo de umComo.com.br como fazer um tabuleiro de damas.

Vai precisar de:
  • Madeira / Cartão
  • Verniz / Papel autocolante
  • Tintas
  • Régua
  • Lápis
  • Pincel
  • 24 Tampas de garrafa pet
Passos a seguir:
1

Comece por fazer a base do tabuleiro. Você poderá usar dois materiais diferentes: madeira ou cartão.

Se optar pela madeira, corte um pedaço com 35cmx35cm, lixe bem e passe um verniz para ficar com um aspeto cuidado e bonito.

Se optar pelo cartão, corte um pedaço com a mesma medida (35cmx35cm) e, depois de pintado, plastifique com papel autocolante.

2

Para pintar a base do tabuleiro, opte por uma cor sólida (branco, castanho, etc.) e, com ajuda de uma régua, desenhe os quadrados. Comece por definir as linhas horizontais e depois desenhe as verticais, formando os quadrados. Deverá ter 8 linhas horizontais e 8 linhas verticais.

3

Depois de desenhados os quadrados, pinte-os. Você deverá escolher duas cores contrastantes (preto e vermelho, por exemplo). Comece por pintar o primeiro quadrado do canto superior esquerdo de uma das cores, preto, por exemplo, e pinte o seguinte com a outra cor, assim sucessivamente.

Na linha de baixo, pinte o primeiro quadrado com a cor oposta, neste caso, vermelho, e vá pintando os quadrados alternando sempre as cores.

No final de pintado, passe verniz ou selante por cima, se optou pela madeira, ou papel autocolante, se optou pelo cartão.

4

Para fazer as peças, você pode optar igualmente por cartão ou, para dar mais relevo e ser mais fácil de manusear, escolha fazer com tampinhas de garrafa pet.

Se usar o cartão, desenhe círculos no mesmo com ajuda de um compasso e recorte. Pinte as 24 peças, 12 de cada cor (use as mesmas cores que escolheu para os quadrados do tabuleiro) e plastifique no final com papel autocolante.

Se optar pelas tampinhas, basta pintá-las com as cores escolhidas (junte à tinta um pouco de cola branca para que esta fixe melhor no plástico).

5

Faça a caixa do seu jogo! Pode pegar qualquer caixa que tenha lá em casa, de cartão, madeira, plástico e decorar, desenhando na tampa um tabuleiro de damas e escrevendo "Jogo de Damas".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um tabuleiro de damas, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Conselhos
  • Opte por fazer algumas peças a mais, pois poderá perder algumas com o tempo e assim já terá algumas suplentes!