Como fazer uma bússola caseira

Como fazer uma bússola caseira

A bússola é um instrumento que serve para orientar-nos na terra. Ela indica onde está o norte. É perfeita para quando você faz excursões. Caso você não saiba, a Terra é um imenso ímã. Por isso a agulha de uma bússola sempre assinala o Pólo Norte. Faça sua própria bússola e ela indicará o Norte. Veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como fazer uma bússola.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, segure uma agulha pelo buraco e esfregue suavemente um ímã nela umas 6 vezes. Mexa o ímã sempre na mesma direção.

2

Depois esfregue-o em uma segunda agulha da mesma forma. Dobre a tira de papel em duas metades e prenda as agulhas nela com fita, como se vê no desenho. Ambas as agulhas devem apontar na mesma direção.

3

Depois empurre uma terceira agulha para dentro de um pequeno monte de massa de modelar. Equilibre o papel em cima da agulha para que possa girar. Marque uma extremidade do papel com um S e a outra com um N.

4

Se você quiser levar a bússola para fora de casa, pendure o papel com um fio, amarre o fio em um lápis e deixe o papel pender dentro de um recipiente de vidro, como no desenho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma bússola caseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.