Como fazer uma experiência de derreter gelo em aula

Como fazer uma experiência de derreter gelo em aula

As experiências de derreter gelo permitem aos estudantes observar os efeitos das mudanças físicas e químicas sobre a matéria, convertendo os sólidos em líquidos. Os estudantes podem experimentar com diferentes amostras de gelo e as formas de isolamento, tais como o papel perante o plástico. A implementação de vários elementos de fusão de gelo tais como sal, água fervendo e velas permite aos estudantes testar as variáveis e comparar os resultados para encontrar o que faz com que o gelo derreta mais rápido.

Vai precisar de:
  • Cubos de gelo
  • Pratos de plástico
  • Agentes para derretimento do gelo
  • Isolantes
  • Cronômetro
Passos a seguir:
1

Proporcione a cada grupo de alunos três cubos de gelo. Peça aos estudantes para colocarem cada cubo de gelo em um prato de plástico separadamente.

2

Diga os estudantes para deixarem um cubo de gelo sozinho, como controle, para fundir um cubo de gelo rapidamente através da aplicação de uma fonte de calor, e para derreter um cubo de gelo pouco a pouco através do isolamento do mesmo.

3

Dê a cada grupo um elemento de fusão diferente, como água quente ou água fervendo, fogo, sal de rocha ou um aquecedor manual para testar, e meça o tempo de derretimento do gelo de fusão rápida.

4

Atribua a cada grupo uma forma de isolamento, como plástico, papel, tecido, algodão, espuma de poliestireno, papel ou feltro. Diga aos estudantes que envolvam o gelo de fusão lenta no material para testar o nível de isolamento proporcionado.

5

Meça o tempo da atividade de derreter o gelo durante 30 minutos e descubra os resultados no final do tempo.

6

Permita aos estudantes compararem os tempos de derretimento dos cubos de gelo com os outros grupos para encontrarem os melhores e piores isolantes, e o agente de fusão mais rápido e mais lento.

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Conselhos
  • Os professores que aplicam elementos de fusão do gelo baseados em fogo, como isqueiros, velas ou água fervendo devem supervisionar e controlar os materiais para evitar lesões nos estudantes, queimaduras ou um incêndio.