Como fazer uma experiência para ver o barulho

Como fazer uma experiência para ver o barulho

Você não pode ver o barulho, inclusive o barulho agradável como a música ou o horrível ruído dos carros ao frear, mas está ouvindo o tempo todo. Uma forma de poder ver e sentir o barulho é fazendo uma experiência como a que apresentamos a você aqui. É muito simples de fazer e ao mesmo tempo muito fácil de entender. Veja o seguinte artigo de umComo para descobrir como fazer uma experiência para ver o barulho.

Vai precisar de:
  • Uma sacola de plástico fino
  • Uma embalagem de metal
  • Um elástico
  • Um pedaço de papel e açúcar
Passos a seguir:
1

Primeiro de tudo corte por um lado e pela parte inferior de uma sacola de plástico e feche hermeticamente a boca da embalagem. Coloque o elástico ao redor da embalagem para fazer um tambor. Tem que ficar igual à imagem.

2

Depois rasgue um papel em pedaços muito pequenos. Coloque-os em cima do tambor. Bata levemente no tambor com uma colher e os pedaços de papel saltarão.

3

Por último, espalhe açúcar na parte superior do tambor. Pegue a bandeja e aproxime-a do tambor. Bata fortemente na bandeja com a colher. Observe com atenção e veja o açúcar pular.

4

Por que isso acontece? Quando você bate no tambor a bandeja se mexe quando faz barulho. Este movimento chama-se vibração e faz o açúcar pular. Quando alguma coisa vibra, faz o ar ao seu redor vibrar. O ar leva a vibração do objeto aos seus ouvidos e então é quando ouve um ruído.

Algumas vezes pode sentir o som em seus dedos. Se colocar sua mão suavemente sobre o rádio ou toca-discos com o volume bem alto, poderá sentir sua vibração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma experiência para ver o barulho, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.