Partilhar

Como fazer uma garrafa vulcão

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma garrafa vulcão

Aqui temos um incrível truque com duas garrafas de água, uma com água quente e outra com água fria, onde o resultado é um vulcão. Esta experiência é muito fácil de fazer e para além de ficar surpreendido, surpreenderá também todos os espetadores da experiência. Se quiser saber como se faz, veja o seguinte artigo de umComo.com.br, como fazer uma garrafa vulcão.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um Vulcão de sal
Passos a seguir:
1

Primeiro encha uma garrafa com água fria e outra com água quente da torneira. Adicione algumas gotas de tinta ou corante na garrafa de água quente para lhe dar cor.

Como fazer uma garrafa vulcão - Passo 1
2

De seguida, coloque o pedaço de papelão ou cartolina quadrado sobre a boca da garrafa com água colorida. Segure-o com uma mão (a). Mantenha-o quieto dando a volta à garrafa com a outra mão (b).

Como fazer uma garrafa vulcão - Passo 2
3

Em seguida, coloque a garrafa com água colorida sobre a boca da outra garrafa. As bocas devem estar exatamente uma sobre a outra. Segure a garrafa que está em cima e retire o papelão ou cartolina.

Como fazer uma garrafa vulcão - Passo 3
4

Por fim, apoie as garrafas como mostra o desenho. Vire-os para o sentido contrário em que se encontra, tendo cuidado para as bocas não escorregarem e saltar a água. Agora observe.

Como fazer uma garrafa vulcão - Passo 4
5

Porque é que acontece. A água quente é menos pesada do que a água fria, de modo que flutua na superfície da água fria. Quando dá a volta às garrafas, a água fria está sobre a água quente e afunda-se fazendo subir a água colorida.

Como fazer uma garrafa vulcão - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma garrafa vulcão, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Como fazer uma garrafa vulcão

Como fazer uma garrafa vulcão
1 de 6
Como fazer uma garrafa vulcão

Voltar ao topo da página