Como fazer uma guerra de bexigas d'água

Como fazer uma guerra de bexigas d'água

Uma guerra de bexigas d'água é uma brincadeira muito divertida que podemos fazer nos dias de verão para nos refrescar e dar risada com nossos filhos, amigos ou familiares, sendo ótima de se organizar em um jardim ou varanda de casa. As ocasiões nas quais podemos fazer uma guerra de bexigas d'água são diversas e podemos propô-la tanto num dia ensolarado em casa quanto numa festa na piscina, o importante é fazê-la em um dia quente e ensolarado. Além de divertida, essa é uma brincadeira bastante barata e fácil de fazer sendo, para tal, apenas necessário que aprendamos como organizá-la, o que é bastante simples.

Para garantir sua brincadeira, aqui no umCOMO te explicaremos todos os detalhes para saber como fazer uma guerra de bexigas d'água e viver momentos ótimos.

Como organizar uma guerra de bexiga

Se for organizar uma guerra de bexigas d'água, a primeira coisa que deve fazer é avisar a todos os participantes que venham "equipados" da forma adequada para a ocasião, afinal, esse é um jogo que envolve bastante água e luz do sol. Os participantes precisarão estar com traje de banho, chinelo, toalha e, principalmente, boné e protetor solar, pois se trata de uma atividade ao ar livre e feita em dias de sol forte. Para garantir que todos terão a pele devidamente protegida do sol, veja como usar protetor solar.

Antes de iniciar a guerra de bexigas d'água, prepare todos os materiais necessários. Para brincar vocês só precisam de bexigas coloridas, água e vários baldes para deixar as bexigas cheias de água. É recomendável que elas não estejam muito cheias porque poderiam estourar antes do tempo, além disso, para evitar que as bexigas estourem é bom encher os baldes com água e deixar elas flutuando.

Se você não tiver grandes habilidades em encher as bexigas d'água ou então se for iniciante nesse tipo de tarefa, uma ideia boa para conseguir atingir o objetivo é colocar a boca das bexigas na saída de uma torneira e, com o fluxo de água baixo e ir enchendo uma por uma.

Por último, será necessário encontrar um local no qual a brincadeira poderá ser feita, afinal, se trata de um jogo que envolve bastante e água e que exige um espaço razoavelmente grande para poder ser realizado. O ideal é que brinquemos do jogo guerra de balão em um quintal ou em áreas próprias para serem molhadas como os arredores de uma piscina.

Regras para a guerra de bexiga d'água

Agora que você já tem tudo preparado para a brincadeira, é hora de estabelecer as regras do jogo para a guerra de bexigas d'água. A guerra de bexiga com água é um jogo bastante simples e que se assemelha à queimada, entretanto, usamos bexigas em vez de bolas. O único objetivo do jogo é lançar o maior número de bexigas d'água nos membros da equipe rival, decidindo assim quem é o vencedor da batalha.

Se tiver a sorte de ser um grupo bem grande, o ideal é dividir os participantes em duas ou mais equipes e escolher um lugar que sirva de refúgio para os membros de cada equipe. Além disso, você pode delimitar uma zona de guerra que será o campo de batalha, ali todos podem ser alvo e estarão na mira das bexigas d'água.

Além da versão com equipes, é possível realizar uma versão sem regras do jogo e deixar que os participantes apenas joguem as bexigas livremente, de forma a não contarmos pontos nem estipularmos um ganhador. Nessa versão do jogo, a brincadeira apenas acaba quando as bexigas acabarem ou então quanto os jogadores estiverem cansados demais para continuar a brincar.

Quando planejamos uma guerra de bexigas d'água com crianças mais pequenas, a proposta anterior pode não ser muito adequada para que se divirtam, além de poder ser um tanto perigosa. Para garantir a diversão de todos, em casos do tipo realize a brincadeira de forma que os jogadores ficarão lançando simplesmente as bexigas d'água umas às outras, em um "todos contra todos". Ainda envolvendo o jogo com crianças, tente fazer uma guerra de bexiguinha, utilizando bexigas pequenas que os pequenos possam segurar sem dificuldades.

Com tudo isso dito e anotado, a diversão está garantida e agora você só precisa se mexer e se divertir junto de seus amigos ou familiares em uma guerra de bexigas d'água.

Importante: atividades com bexigas em ambiente molhado podem ser divertidas, mas também podem oferecer perigo. Considere algumas medidas de segurança para não sofrer acidentes durante a guerra de bexigas d'água. Aconselha-se não correr por superfícies escorregadias para evitar quedas e, no caso de brincar com crianças, não lançar as bexigas d'água com muita força.

Outras brincadeiras para o verão

As guerras de bexigas d'água são perfeitas para serem organizadas também nas festas na piscina. mas, além dessa, existem outras formas de se divertir e outros jogos que podem ser feitos ao ar livre durante dias quentes e que servirão tanto para divertir quanto para refrescar. Veja abaixo algumas das atividades que você poderá realizar além dos jogos de guerra de água:

  • Passe a água: esse jogo é bastante simples e, para realizá-lo, primeiramente precisamos dividir dois grupo ou mais e colocar todos em fila. A ideia da brincadeira é que o primeiro da fila de cada grupo deverá passar um balde cheio de água para o jogador de trás sem se virar, ganhando o grupo que conseguir chegar até o fim da fila com a maior quantidade de água no balde.
  • Bola de sabão gigante: fazer bola de sabão é uma brincadeira bastante simples e já antiga mas que, mesmo assim, diverte bastante quem a faz, principalmente no caso de crianças. Para realizá-la, bastará encontrar um arame circular, que pode ser feito com um cabide de roupa e encher um balde com água e sabão. Para fazer as bolas, bastará colocar o arame na água e soprá-lo. Para mais dicas, veja como fazer bola de sabão gigante.
  • Banho de mangueira: dizem que a felicidade está nas coisas simples e essa é outra brincadeira ótima para se fazer em família e que pode divertir todos de uma forma bastante fácil. Já que não se trata de uma brincadeira exatamente, o banho de mangueira exige apenas que alguém responsável vire a mangueira para para aqueles que irão participar, movendo-a de posição para que ninguém fique de fora.

Importante: apesar de serem divertidas, as brincadeiras que envolvem água também envolvem o desperdício. Caso for realizar alguma das atividades acima, tome cuidado para que a menor quantidade possível de água seja utilizada na brincadeira, conscientizando também todos os participantes da brincadeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma guerra de bexigas d'água, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.