Partilhar

Como fazer voluntariado em Lisboa

Por Sara Silva. Atualizado: 5 julho 2018
Como fazer voluntariado em Lisboa
Imagem: fatimamissionaria.pt

O voluntariado é uma forma muito nobre de ocupar seu tempo livre, dedicando-se a ajudar os outros. Permite-lhe ganhar experiência em várias áreas, adquirir conhecimentos, se relacionar com outras pessoas, se sentir recompensado, ganhar responsabilidade e, por tudo isto, enriquece seu currículo profissional. As vantagens são muitas, por isso procure fazer voluntariado em algum momento da sua vida, nem que seja apenas durante alguns dias. Para o ajudar, criámos este artigo umComo.com.br no qual lhe indicamos como fazer voluntariado em Lisboa. Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: Como fazer voluntariado nas prisões
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar pense no tipo de voluntariado ao qual gostaria de se associar. Existem vários: voluntariado a idosos, voluntariado corporativo, animal, socioambiental, missionário, a crianças, na saúde, etc.

2

Por exemplo, se lhe atrai a ideia de dar assistência a doentes hospitalizados, talvez gostasse de fazer voluntariado no IPO - Instituo Português de Oncologia de Lisboa. Para isso consulte o site da Acreditar e da Liga Portuguesa Portuguesa Contra o Câncro de forma a informar-se acerca das condições e contate essas entidades mostrando interesse em se tornar voluntário.

Como fazer voluntariado em Lisboa - Passo 2
Imagem: mbasic.facebook.com
3

Inscreva-se na Bolsa do Voluntariado, que é uma espécie de classificados online que agrupa indivíduos que queiram fazer voluntariado como entidades que procurem voluntários. Consulte a página regularmente para estar a par de toda a oferta.

4

Na área da Baixa de Lisboa, existe um projeto de voluntariado que apoia pessoas idosas residentes nesse local. Ele está associado ao Centro Social Paroquial de São Nicolau (CSPSN) e chama-se "Projeto Mais Proximidade, Melhor Vida (MPMV)". Se este tipo e localização de voluntariado for do seu interesse, faça a inscrição preenchendo o formulário nesta página.

Imagem: ondelisboa.com
5

A APOIAR é uma associação de apoio aos ex-combatentes de guerra que se localiza no Bairro da Liberdade. Nela todos reúnem esforços para ajudar estas vítimas a enfrentar o mundo atual de forma mais tranquila e, para se candidatar como voluntário, basta que contate a associação. Confira os endereços neste link.

6

O Instituto Português da Juventude também é conhecido por promover várias iniciativas de trabalho e voluntariado jovem. Entrando no site poderá conhecer quais se encontram em vigor e se inscrever na que mais lhe agradar.

7

Outra associação que constantemente necessita de voluntários, sobretudo quando coloca em prática algumas ações de rua, é o Banco Alimentar Contra a Fome, conhecido de todos. Para se inscrever como voluntário nessa associação, preencha o formulário nesta página e aguarde resposta.

Imagem: publico.pt
8

Se lhe interessa o contato com as pessoas e a solidariedade social, poderá ainda se inscrever como voluntário na Abraço e ajudar doentes na luta contra o vírus HIV, na APAV e animar os dias de pessoas vítimas de violência e ainda na Oikos, que luta contra a desigualdade social.

9

Pode ainda juntar-se à conhecida Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e ajudar nos projetos de voluntariado definidos para ajudar o próximo. Consulte neste link toda a informação necessária, inclusivamente a área de candidatura.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como fazer voluntariado nas prisões.

Imagem: revistaporexemplo.com.br
10

Se ainda assim não encontrou nos pontos acima as ações de voluntariado que mais lhe agradam pode conferir também esse artigo que explica como fazer voluntariado no exterior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer voluntariado em Lisboa, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário sobre Como fazer voluntariado em Lisboa

Como fazer voluntariado em Lisboa
Imagem: fatimamissionaria.pt
Imagem: mbasic.facebook.com
Imagem: ondelisboa.com
Imagem: publico.pt
Imagem: revistaporexemplo.com.br
1 de 5
Como fazer voluntariado em Lisboa

Voltar ao topo da página