Partilhar

Como fazer voluntariado no exterior? Sugestões e pré-requisitos

Muitas pessoas têm o desejo de viajar, mas o preço de passagens aéreas e hotéis frequentemente é desanimador. No entanto, realizar trabalho voluntário no exterior é uma das melhores formas de conhecer o mundo gastando pouco dinheiro, além de impactar positivamente as comunidades onde você atuará. Um intercâmbio voluntário também valorizará muito o seu currículo profissional. Em umCOMO explicamos a você como fazer voluntariado no exterior de modo gratuito ou com ajuda de custo.

Também lhe pode interessar: Como fazer voluntariado em Lisboa

Trabalho voluntário no exterior - Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha é uma organização sem fins lucrativos que existe há mais de 150 anos. Os voluntários da Cruz Vermelha em geral prestam serviços médicos e humanitários a pessoas que estão em áreas de risco ou de conflito, como países em guerra ou subdesenvolvidos, onde não existem escolas e hospitais em número suficiente para atender às demandas da população. Há muitas oportunidades para profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, etc. Para ser voluntário da Cruz Vermelha no exterior, é necessário falar inglês e entrar em contato com a organização por meio de preenchimento de formulário.

Trabalho voluntário na África

A África é o terceiro maior continente da Terra e dela fazem parte mais de cinquenta países. Seu território abriga uma quantidade enorme de culturas, povos e paisagens, portanto você deve escolher antecipadamente o país africano que mais se adapta aos seus objetivos quanto ao trabalho voluntário. Para brasileiros que não dominam nenhum outro idioma, como o inglês ou o espanhol, uma boa opção é realizar trabalho voluntário em Angola, Cabo Verde e Moçambique, alguns dos países da África que têm o português como língua oficial. A ONG Missão África leva voluntários para trabalhar em Moçambique, sendo necessário se candidatar por meio do site da organização.

Como fazer voluntariado no exterior? Sugestões e pré-requisitos - Trabalho voluntário na África

Trabalho voluntário no exterior: ONU

A ONU é uma das mais importantes organizações do mundo e seu programa de voluntários existe desde 1971. Você poderá atuar em diversas áreas, desde o ensino de técnicas agrícolas produtivas ou até mesmo organizando eleições. Porém, há vários pré-requisitos para realizar voluntariado no exterior pela ONU, como por exemplo:

  • Ter mais de 25 anos
  • Possuir diploma universitário
  • Saber falar bem inglês, francês ou espanhol
  • Ter boas habilidades interpessoais
  • Ter compromisso com o trabalho voluntário
  • Possuir a capacidade de se ajustar a situações difíceis

Se esse é o seu caso, você pode se cadastrar no site da instituição e escolher o programa de intercâmbio voluntário que mais se adapta aos seus objetivos.

Intercâmbio voluntário AIESEC

A AIESEC é muito conhecida pelo universitários brasileiros e é uma das melhores maneiras de realizar intercâmbio voluntário gratuito ou com ajuda de custo, pois a instituição não tem fins lucrativos. Para participar do programa Voluntário Global, é necessário ter entre 18 a 30 anos, estar matriculado em um curso superior ou ter se formado há, no máximo, dois anos. A AIESEC não exige conhecimento aprofundado de nenhuma língua estrangeira, ou seja, você poderá participar do programa desde que fale ao menos o básico de inglês ou de espanhol. Você irá trabalhar em uma ONG vinculada a AIESEC, podendo exercer atividades tão diversas quanto prestação de auxílio a refugiados ou ensino de idiomas para crianças carentes. Para realizar o intercâmbio voluntário, você deve procurar a AIESEC da sua cidade ou se cadastrar no site da ONG e aguardar contato.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como fazer voluntariado nas prisões.

Como fazer voluntariado no exterior? Sugestões e pré-requisitos - Intercâmbio voluntário AIESEC

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer voluntariado no exterior? Sugestões e pré-requisitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • Apesar de não ser remunerado, o trabalho voluntário no exterior é tão sério quanto qualquer trabalho que lhe pague um salário no fim do mês. Portanto, antes de se candidatar a um programa de intercâmbio voluntário, se pergunte se você realmente tem o compromisso e a dedicação que esse tipo de atividade exige.
  • Qualquer viagem exige muito planejamento, principalmente se sua estadia for mais longa. Assim que escolher seu programa de intercâmbio voluntário no exterior, verifique se você possui todos os documentos necessários para solicitar um passaporte e se seu destino exige visto para brasileiros. Procure saber se é necessário tomar alguma vacina especial para poder entrar no país escolhido por você.
  • É muito importante aprender o básico de inglês ou espanhol antes de realizar um intercâmbio voluntário, pois essas línguas são muito faladas e facilitarão sua comunicação na maioria dos países. Também é indispensável pesquisar bastante sobre a cultura do local de destino, para evitar gafes e minimizar choques culturais. Boa viagem!

Escrever comentário sobre Como fazer voluntariado no exterior? Sugestões e pré-requisitos

1 de 3

Voltar ao topo da página