Outras atividades

Como fazer voluntariado no Rio de Janeiro

Como fazer voluntariado no Rio de Janeiro

Quer aprender como fazer voluntariado no RJ? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! O trabalho voluntário tem se tornado cada vez mais presente em nossa sociedade, antigamente, era comum vermos instituições religiosas e trabalhos voluntários em serviços de saúde, porém, hoje em dia este serviço tem se estendido para diversos setores e se constituem de ações honestas e de cidadania. Vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento do trabalho voluntário e os locais onde você pode ser voluntário no Rio de Janeiro.

 

Também lhe pode interessar: Como fazer voluntariado nas prisões

Índice

  1. O que é ser um voluntário?
  2. Onde posso realizar serviços voluntários?
  3. Locais para realizar o voluntariado no Rio de Janeiro

O que é ser um voluntário?

Para ser um voluntário, você precisa prestar serviços não remunerados (sem a existência de um pagamento pelos serviços realizados), seu pagamento serão o auxílio e benefícios concedidos a comunidade.

O voluntariado deve ser realizado por intermédio de uma ação solidária, por meio de suas ações solidárias, ele poderá ajudar o próximo e ao mesmo tendo se motivar para sua realização pessoal.

 

Como fazer voluntariado no Rio de Janeiro - O que é ser um voluntário?

Onde posso realizar serviços voluntários?

Se você tem o desejo de se tornar um cidadão que age em prol da cidadania e do bem estar do próximo, procure algo que realmente goste de fazer.

Se você gosta de leitura por exemplo, pode se tornar voluntário em uma biblioteca ou ler para crianças de um orfanato ou em escolas.

Se você gosta de praticar esportes, pode se tornar voluntário em um clube de futebol ou em algum local em que haja prática de esportes.

Você pode ser voluntário em: creches, escolas, participando de campanhas, projetos e organizações sociais, ajudando as pessoas a partir de sua formação profissional como advogado, enfermeiro, professor e outros...

O importante é que você faça algo de que goste e se sinta bem em realizar tal ação. Tenho certeza que em troca você receberá uma vasta experiência em lidar com outras pessoas, bem como, o reconhecimento de ser uma pessoa humana, honesta e que exerce a cidadania.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como fazer voluntariado nas prisões.

 

Como fazer voluntariado no Rio de Janeiro - Onde posso realizar serviços voluntários?

Locais para realizar o voluntariado no Rio de Janeiro

Se você deseja realizar um trabalho voluntário no Rio de Janeiro, saiba que a sua ajuda será bem-vinda em diversas instituições. Ajude, estenda a sua mão ao próximo e você estará construindo um mundo melhor para nós e para a futura geração.

Veja uma lista dos principais orfanatos e abrigos existentes no Rio de Janeiro em que você pode ser voluntário:

  • Ação Cristã Vicente Morretti: fica localizado na rua maravilha, 308, no bairro de bangu. Você pode entrar em contato com esta instituição pelo telefone: 21-2401-9533;
  • Associação Obra de Assistência a Infância de Bangu: fica localizado na rua silva cardoso, 346, bairro Bangu. Telefone: 21-3337-5589;
  • Casa de Passagem e Família Acolhedora: fica localizada na Avenida dos Democráticos, número 109º, bairro: Bonsucesso.
  • A Minha Casa- Sociedade Civil de Amparo ao menor: fica localizada na Estrada do Moinho, 135, Bairro Campo Grande. Você pode entrar em contato pelo telefone: 21-3394-3271;
  • Viva Cazuza: fica localizada na Rua Pinheiro Machado, No 39, Bairro Laranjeiras.

Tome uma atitude em prol de um mundo melhor, estenda a sua mão e utilize o seu tempo livre em benefício da comunidade e do interesse comum.

Pesquise, se informe, e encontre o local ideal ai pertinho de você para que você possa realizar ações voluntárias!

Dica: Se você está buscando outros países, confira também esse artigo que explica como fazer voluntariado no exterior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer voluntariado no Rio de Janeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Iremar Leal da Silva
Sou professor de Português e Inglês. Gostaria de dar aulas para transexuais aprisionados. Moro no Rio de Janeiro. Como devo Proceder?
Daiana guerreiro pantoja
Boa tarde ,como faço pra ser voluntario ?
A sua avaliação:
Thaiuana
Boa Tarde! Sou a Thaiuana Protázio, baiana, de 24 anos. No momento estou morando no Rio de Janeiro, fazendo faculdade de Medicina. Sempre gostei de fazer boas ações, principalmente a crianças. Gostaria muito de ser uma voluntaria no seu orfanato e quem sabe ser uma madrinha de uma criança. Fico aguardando resposta. Obrigada desde já! Abraços!
1 de 3
Como fazer voluntariado no Rio de Janeiro