Como funciona a bússola

Como funciona a bússola
Imagem: almapapel.blogspot.com

A bússola é uma ferramenta de orientação, um pequeno objeto que marca os pontos cardeais, contendo uma agulha que indica sempre o polo Norte, permitindo assim saber em que ponto cardeal o utilizador se encontra, facilitando a determinação de direções.

Este é um instrumento indispensável da navegação, tendo sido muito utilizado por navegadores na Era dos Descobrimentos. Sofreu, ao longo dos tempos, algumas alterações na sua composição, mas o princípio básico é sempre o mesmo, uma agulha magnetizada.

Mas de que forma consegue a agulha da bússola nos situar e indicar o polo Norte? Descubra nesse artigo de umComo.com.br como funciona a bússola.

Princípios

A bússola é um instrumento bastante simples. O seu funcionamento baseia-se na conjugação do magnetismo da sua agulha com o magnetismo da Terra.

Sabemos que a Terra é um imã, que contém um campo magnético, campo este que induz a agulha da bússola a marcar os pontos cardeais. Estes pontos cardeais indicam os 4 pólos em que a Terra está dividia: Norte, Sul, Leste e Oeste.

No entanto, para interpretar uma bússola, é necessário ver a Terra pelo seu magnetismo, ou seja, no mapa o pólo norte geográfico situa-se em cima e o pólo sul em baixo. Magneticamente falando, o pólo norte magnético fica em baixo e o pólo sul magnético fica em cima.

Funcionamento

A agulha da bússola é magnética o que faz com que, aliada ao magnetismo da Terra, ela se desloque em um sentido. Sabendo que pólos opostos se atraem, a parte norte da bússola é atraída pelo sul magnético da Terra (o pólo Norte geográfico) e a parte sul da bússola é então atraída pelo norte magnético da Terra, indicando-os assim no disco de leitura.

A agulha da bússola geralmente tem marcado a vermelho o Norte e o Sul a preto, ou simplesmente marca com um "N" e um "S". Assim o utilizador consegue saber onde fica o Norte e o Sul da Terra, podendo definir a sua direção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a bússola, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.