Como identificar pedras preciosas na natureza

Como identificar pedras preciosas na natureza

As pedras preciosas são um tipo de tesouro extremamente raro e não é em qualquer lugar que se consegue encontrar minerais do tipo. A raridades de tais minerais levou o homem durante vários anos a escavar minas em vão na procura dessas que teimavam em aparecer. A verdade é que a maioria das pedras preciosas não estão presentes na natureza tal como nós as conhecemos, lapidadas e brilhantes. A maioria delas apresenta-se em bruto, passando praticamente despercebidas no meio de rochas vulgares, e só pessoas com conhecimentos de gemologia conseguem identificá-las com precisão.

Para saber como identificar pedras preciosas na natureza não é preciso ser formado nessa ciência. Se você quer aprender sobre o assunto, leia esse artigo do umCOMO e te daremos algumas orientações para que você possa encontrar gemas.

Onde encontrar pedras preciosas na natureza?

O primeiro passo para aumentar suas chances de encontrar algo é saber onde procurar. Quando se trata de minerais, é possível saber onde encontrar pedras preciosas na natureza pesquisando acerca da presença de pedras do tipo nas proximidades de onde você se encontra ou no local onde você pretende fazer a busca. Saber sobre a formação do terreno onde você irá procurar pedras também pode ser útil pois você poderá saber quais são os minerais disponíveis na região e focar em um ou alguns poucos tipos específicos, dedicando seus estudos e exploração de forma mais direta.

Caso você esteja procurando um diamante e queira saber onde encontrar diamantes na natureza, saiba que tais pedras são encontradas em terrenos com ao menos 1,5 bilhão de anos[1], o que significa que será impossível encontrá-los em terrenos recentes. Além da idade das pedras, ainda devemos considerar que alguns dos minerais preciosos são encontrados em locais específicos, o que diminui as chances de que você confunda algo encontrado com uma pedra preciosa que pode ser encontrada no terreno vasculhado.

Um fator importante e que deve ser considerado é que a mineração é uma atividade insustentável que explora materiais não renováveis e que acaba tendo como consequência a decadência socio-econômica da região explorada[2], além de fatores como perda da vegetação, remoção da camada de solo superficial - o que gera processos erosivos -, poluição do ar e as águas e destruição do ecossistema local.[3] Os danos citados são inevitáveis e agravados quando a mineração é feita sem estudo prévio e sem precauções que visem a preservação do estado natural da área explorada, a exemplo das minerações ilegais.

Como identificar pedras preciosas na natureza

Existem várias pedras preciosas e semipreciosas e se você tentar aprender a identificá-las todas de uma vez só, o mais provável é que você acabe confundindo-as pela falta de experiência. Uma dica importante para um iniciante aprender a encontrar e identificar pedras preciosas é escolher um determinado tipo de pedra e começar a estudá-la, recorrendo a manuais de mineralogia, preferencialmente do tipo que contenha ao menos uma tabela de identificação de pedras preciosas. Com tabelas e guias do tipo você poderá aprender mais sobre como cada pedra é encontrada na natureza, já que costumamos vê-las já lapidadas e sua aparência será bastante distinta em estado natural.

Exemplificando a diferença entre pedra lapidada e em estado natural e como podemos nos confundir, imaginemos que você escolhe a pedra esmeralda. Logo de partida, o que se sabe é que minerais do tipo têm uma tonalidade verde mas a verdade é que, na natureza, a cor da pedra poderá não ser a que conhecemos. Por essa razão é importante que você estude acerca desta pedra, procure imagens e se familiarize com o aspecto dela em forma bruta.

Se tiver oportunidade, você também pode expandir seus conhecimentos entrando em contato direto com pedras para saber exatamente o que esparar quando encontrá-las. Para isso, visite museus geológicos e exposições de pedras preciosas e semipreciosas. Nesses locais você encontrará também fotografias e documentos referentes ao estudo e identificação de pedras preciosas, o que poderá te guiar na busca. Solicite também a ajuda das guias turísticas presentes no museu, pois esses especialistas saberão responder suas questões relacionadas ao tema de forma que ninguém mais será capaz.

Na saída da museus é comum que encontremos lojas com produtos relacionados à exposição vista. Se for o caso, procure encartes e livros relacionados ao tema e que poderão te informar detalhes sobre pedras preciosas brasileiras que você poderá encontrar, afinal, existem infinitos tipos de pedras e grande parte nem ao menos pode ser encontrado em território brasileiro, tornando inútil que pesquisemos sobre.

Tendo já reunido a teoria, poderá passar à prática, procurando pedras preciosas no terreno. Procure saber qual a área onde se encontra a pedra preciosa que você está procurando. Isso poderá ser difícil porque o mais certo é que ela se localize noutro país ou continente, por isso recomendamos que comece por procurar outras gemas que sejam comuns no local onde você se encontra.

Imagem: minerart.com

Como identificar pedras preciosas pela aparĂȘncia

Se você quer saber como encontrar pedras preciosas em riachos e em outros locais abertos, saiba que as pedras preciosas mais fáceis de encontrar são aquelas que dão para identificar pela cor. Você sabe que o rubi é vermelho, que o diamante é branco/transparente e por aí em diante, no entanto, tal como já referido, na natureza a pedra pode não apresentar a mesma cor, sendo chamada de mineral alocromático, que é o caso do quartzo.

Para tirar as dúvidas, a solução é partir a pedra e observar a cor no interior dela, sem se esquecer de procurar antes a tonalidade a ser esperada de acordo com cada pedra. O que acontece com pedras do tipo é que o material passa por oxidação assim que entra em contato com o oxigênio, de forma que sua parte exterior tem aparência alterada. É possível observar o interior das pedras e descobrir sua cor real utilizando uma lupa de aumento mínimo de 10 vezes.

Outra forma de detectar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10[1], o que significa que você pode riscá-la com qualquer outra e nunca obterá marcar, não ser que esteja utilizando outro diamante. Para descobrir como identificar um diamante na natureza de outras formas, veja como identificar um diamante bruto.

O topázio tem uma dureza de 8, o que significa que pode ser riscado por uma pedra de dureza maior mas nunca de dureza inferior. Enquanto estiver no terreno procurando pedras preciosas, sirva-se das semipreciosas que levou consigo e faça o teste.

Alguns minerais mantêm determinadas formas na natureza que lhes são caraterísticas, chamadas de hábito, o que permite identificá-los rapidamente ou, pelo menos, saber que estamos na presença de uma pedra peculiar. O quartzo, por exemplo, costuma apresentar-se sobre a forma de prisma, já a pirita mantém um formato cúbico, como se pode ver na imagem ao lado, ainda que não perfeito.

Como identificar pedras preciosas

Os métodos de para identificar pedras preciosas são diversos e você precisará estar bem equipado para garantir que não deixará passar nenhuma raridade. Para tal, você irá necessitar de alguns instrumentos próprios para identificar pedras preciosas e semipreciosas. Tente reunir o máximo deles:

  • Algum tipo de lâmina de aço (pode ser um canivete);
  • Pequena placa de porcelana branca não esmaltada;
  • Ímã;
  • Frasco com ácido clorídrico diluído em 90% de água;
  • Lâmpada de luz ultravioleta;
  • Algumas pedras semipreciosas.

Com o auxílio da lâmpada de luz ultravioleta você poderá identificar pedras preciosas, devido à sua fluorescência e fosforescência. Estes conceitos estão relacionados com a luminosidade que o mineral emite quando está sob uma radiação invisível, neste caso os raios ultravioletas. Procure saber como determinada pedra preciosa reage a este tipo de luz para mais facilmente a identificar.

Se você for procurar minerais em locais de difícil acesso ou quiser encontrar pedras preciosas dentro de pedras, chamadas quimberlitos, é também possível identificar uma pedra preciosa através do magnetismo, é por essa razão que deverá transportar um ímã consigo quando estiver procurando gemas, então ate-o a um fio e aproxime-o da pedra. Algumas delas são atraídas pelo poder do ímã, como o caso da magnetita e da pirrotita.

Existem outras formas práticas de identificar pedras preciosas que você poderá pôr em prática em campo, utilizando os restantes materiais referidos acima e para os quais você encontrará um uso consultando manuais específicos, como o Introdução à Mineralogia Prática.

Agora que você já sabe como identificar pedras preciosas, se dedique bastante ao estudo pois tendo, conhecimento acerca da morfologia das pedras, torna-se mais fácil tento encontrá-las quando saber do que se trata quando forem avistadas na natureza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar pedras preciosas na natureza, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

ReferĂȘncias
  1. COSTA, M. J.; da LUZ, A. B. Diamante. Rochas e Minerais Industriais, Centro de Tecnologia Mineral, 2005. Disponível em: http://mineralis.cetem.gov.br/bitstream/cetem/1053/1/17.DIAMANTE.pdf. Acesso em: 13/04/2020.
  2. MILANEZ, B. Impactos da mineração. Le monde diplomatique Brasil, 2014. Disponível em: http://www.ufjf.br/poemas/files/2014/07/Milanez-2010-Impactos-da-minera%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 13/04/2020.
  3. SEPE, J.; SALVADOR, N. N. B. Impactos da mineração e conflitos pelo uso da água com as atividades agrícolas de pequenos porte. UNIARA, Araraquara, 2018. Disponível em: https://www.uniara.com.br/legado/nupedor/nupedor_2018/5/6_Josie_Sepe.pdf. Acesso em: 13/04/2020.