Como jogar truco

Como jogar truco

Os jogos de cartas podem ser um bom distrativo e ser a ideia perfeita em reuniões com amigos em casa ou em bares. Existem infinitas possibilidades de jogos que podemos fazer com um baralho, sendo um dos mais comuns o truco, que, além de popular, possui algumas variantes por ser jogado em toda a América do Sul mas também em países mais distantes como Itália e Espanha. Apesar de clássico, existem muitas pessoas que nunca aprenderam a jogar o jogo, ou então que sabiam as regras mas que acabaram por se esquecer com o tempo já que há muito não colocam suas habilidades a teste.

Se você quer aprender a como jogar truco com seus amigos e já tem um baralho tradicional, aqui no umCOMO iremos te explicar as principais regras para que você possa se divertir sem ter dúvidas.

Como se joga truco

Embora seja um jogo do qual possam participar dois, quatro, seis ou mesmo um único jogador, o mais comum é que do truco participem quatro pessoas, as quais formam duas duplas, que devem ficar sentadas uma de frente para a outra. Tendo essa primeira informação em mente, já podemos dizer que, para jogar truco, o primeiro passo será encontrar mais pessoas dispostas a participar da brincadeira de forma que seja possível formar duplas. Continue lendo para saber como jogar truco passo a passo.

Regras do truco

As regras do truco não são das mais difíceis. Ao aprender como jogar truco é preciso saber que o seu objetivo é o de chegar aos 12 pontos antes de todo mundo. Cada carta possui um valor diferente, independente do seu naipe, sendo que os valores seguem a ordem a seguir segundo a regra do truco paulista:

  • 3 > 2 > A > K > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4.

  1. Além do valor fixo que cada carta possui no jogo segundo a sequência do truco, outra regra é que a cada rodada uma carta é retirada do baralho, carta essa que irá determinar a mais forte do jogo a partir desse momento.
  2. A carta que se tronará a mais forte é a denominada manilha, sendo que deve ser a carta com o número seguinte daquela que foi removida. Isso é definido logo ao começar a partida.
  3. Quem distribui as cartas deve virar uma delas na mesa. Se, por exemplo, for a de número 4, quer dizer que as de número 5 serão as mais fortes do jogo. Assim, o cinco é a manilha.
  4. Outra regra é que, embora os naipes não sejam considerados na hora de como jogar truco, eles servem no desempate, quando duas manilhas são postas no jogo. Dessa forma, os naipes contam com a seguinte ordem de valor: paus > copas > espadas > ouros. Porém, os naipes recebem nomes diferenciados no truco, são eles: zap, escopeta, espadilha e pica fumo.

Como jogar truco paulista

  1. Ao começar a jogar truco cada jogador recebe três cartas. A mão vale um ponto e é
  2. dividida em três rodadas. Na sua vez, o jogador descarta uma carta e o jogo segue o sentido horário. Vence a rodada que possuir a carta de maior valor. Já que a mão é uma melhor de três, a dupla que ganhar duas rodadas já vence a mão e ganha um ponto.
  3. Quanto aos empates, as regras são as seguintes: quando a mão empatar na primeira rodada vence a pessoa que ganhar a segunda, mas se empatar na segunda rodada vence quem ganhou a primeira. N
  4. o caso da mão empatar na primeira e na segunda rodadas, quem fizer a terceira vence. Já se o empate ocorrer na terceira rodada quem ganhou a primeira vence. Porém, se as três rodadas empatam, ninguém faz ponto.

Existe ainda o jogo trucado, quando uma das duplas pede "truco". Isso quer dizer que os jogadores pedem que o valor da mão aumente e que, ao invés de valer um ponto, comece a valer três. Se os adversários rejeitarem, interrompem a rodada e perdem um ponto. Também é possível pedir 3, 6, 9 ou 12, aumentando o valor dos pontos. Quando não é aceite, perdem-se pontos.

Importante: quando é jogado com o baralho comum deve-se retirar as cartas 8, 9 e 10, bem como os coringas.

Se você gosta de jogos com cartas, veja também como jogar UNO + regras.

Como jogar truco mineiro

O truco é um jogo que, por ser jogado em diversos locais, acaba tendo algumas variantes como o truco mineiro. Apesar de não ser extremamente diferente da versão clássica do jogo, é sempre vantajoso aprendermos todos os detalhes e regra do que iremos jogar, melhorando assim nossas chances de ganhar já que saberemos exatamente o que podemos fazer.

A primeira semelhança em relação ao jogo tradicional, é que segundo esse jogo de truco, a partida deverá também ser realizada com um número par de pessoas, afinal, o objetivo é formar duplas que jogarão umas contra as outras, de forma que ninguém pode ficar sobrando e o jogo ão funciona com trios. Outra semelhança é que as cartas do truco serão as mesmas, afinal, o baralho também será o comum utilizado em diversos outros jogos do tipo.

Agora que já vimos todas as semelhanças entre o truco paulista e mineiro, vamos às diferenças. No truco tradicional, a cada rodada uma carta é selecionada, sendo retirada do baralho, com a função de servir como manilha, ou seja, a carta mais forte da jogada. Quando vamos participar de um jogo de truco mineiro, a manilha é sempre fixa e deverá seguir a seguinte ordem: 4 de paus; 7 de copas; Às de espadas; 7 de ouros. A vantagem de ter uma manilha fixa é que não iremos depender da sorte, além disso, não é necessário se lembrar qual é a carta da vez, afinal, sempre será a mesma.

Uma outra peculiaridade do truco mineiro é que, ao invés de contar pontos de 1 em 1, a contagem é feita de 2 em 2, além disso, para aumentar o valor do jogo, se pede 4, 6, 10 e 12.

Como você já aprendeu como se joga truco, não perca o nosso artigo sobre como jogar sueca e passe momentos divertidos com os seus amigos ou familiares.

Como jogar truco gaúcho

A última variedade do truco e ser aqui mostrada e explicada é o truco gaúcho, que não foge muito das regras das outras 2 modalidades acima explicadas mas que, ainda assim, tem algumas peculiaridades que devemos saber antes de iniciarmos uma partida.

Ainda que também deva ser jogado com um número parte de pessoas, uma diferença crucial no jogo é que as partidas são realizadas com um baralho espanhol, ainda que as cartas a serem utilizadas sejam equivalentes às do baralho mais comum, chamado de francês. Assim como no truco mineiro, as manilhas dessa versão do jogo também são fixas e deverão ser as seguintes: 7 de ouros; 7 de espadas; 1 de paus; 1 de espadas.

A outra diferença é que, nesse versão do jogo, além do truco, existem outras 2 possíveis jogadas: o "envido" e o "flor".

O envido é uma aposta deve ser feito antes das rodadas e que pode ser realizada junto ao truco, ou seja, uma não impede a outra. Os jogadores que vencerem a aposta ganharão pontos de acordo com o valor das cartas apostadas.

A flor deve ser jogada durante o envido e deve ser pedida quando o jogador tiver 3 cartas do mesmo naipe nas mãos, recebendo 3 pontos por isso. Caso o oponente também tiver 3 cartas do mesmo naipe, a jogada é rebatida e os pontos não são recebidos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar truco, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.