Partilhar

Como limpar o Ouro

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como limpar o Ouro

Todos nós temos joias ou algum outro elemento de prata ou ouro em casa. Com o passar do tempo, estas peças vão perdendo o seu brilho original e é possível voltar-lhes a dar-lhe esse brilho através de uma limpeza. Mas, deve saber que a limpeza de ouro será diferente consoante o tipo de ouro em questão, por exemplo se se trata de ouro branco ou ouro amarelo. Para que possa levar a cabo esta ação sem nenhum problema, em umComo.com.br explicamos-lhe como limpar o ouro.

Também lhe pode interessar: Como saber se é ouro

Ouro amarelo

O ouro amarelo é o que nos vem logo à cabeça quando pensamos neste metal precioso. Embora o ouro em estado puro seja de 24 quilates, é demasiado frágil e macio para ser trabalhado em joalheria, por isso, o mais usado em joias costuma ser o de 18 quilates.

Ao contrário de outros metais como a prata que fica negra e é necessário limpar com cuidado, este tipo de ouro não necessita de demasiados cuidados. No caso de rasgar ou partir alguma joia ou item de ouro amarelo, deve levar a joia ao joalheiro para a polir e recuperar o seu estado original.

No entanto, em sua casa também pode limpar a sua peça de ouro utilizando um pano especial para este efeito ou usando um pano molhado em água e amoníaco. O pano a utilizar deve ser macio, de forma a não riscar a joia de ouro.

Como limpar o Ouro - Ouro amarelo

Ouro branco

O ouro branco é uma liga de ouro puro com outros metais brancos como, a prata, a platina, o paládio e o níquel. Por sua vez, costuma ser coberto com ródio de alto brilho para conseguir um acabamento espelhado e brilhante.

Por este motivo, passado algum tempo, é possível que as nossas joias de ouro branco percam o seu brilho original e será necessário levá-las ao joalheiro para que volte a dar-lhe o ródio, a única forma de limpar o ouro branco.

Mas, em nossa casa também conseguimos limpar o ouro branco colocando umas gotas de detergente da louça em um recipiente com água morna. Depois mergulhe a joia de ouro na solução durante cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, com uma escova de cerdas macias esfregue levemente a joia para não riscar. Por fim, passe a peça de ouro por água morna e seque com um pano macio.

Como limpar o Ouro - Ouro branco
Imagem: sotendencias.com

Ouro rosa

O ouro rosa é outro dos tipos mais comuns deste metal, embora popularmente menos conhecido, é feito a partir de uma liga de ouro fino de 24 quilates, prata e cobre.

Como nos casos anteriores, do ouro amarelo e branco, podemos sempre dirigir-nos a uma joalheria para fazerem um polimento e devolverem à nossa peça de ouro rosa o seu brilho original. No entanto, também podemos usar amoníaco dissolvido em água para o lavar em casa. Outra forma de limpar o seu ouro rosa é usando água morna e sabão em barra. Passe o sabão num pano macio e limpe a joia. De seguida, passe a joia por água morna e seque com um pano seco, nunca deixando secar ao ar livre.

Como limpar o Ouro - Ouro rosa
Imagem: talentojoias.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o Ouro, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • O mais recomendável é que consulte uma joelharia para saber de que modo pode limpar ou polir as suas joias.

Escrever comentário sobre Como limpar o Ouro

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Juvenal
Tem a solução do amoníaco... além da obvia ida ao joalheiro ;) Só andou lendo uma parte do artigo...
Usuário anônimo
diz o que eu ja sabia quando procuro imformacao espero achar algo novo levar ao joalheiro para limpar o ouro nao preciso saber disso isso todo mundo ja sabe!

Como limpar o Ouro
Imagem: sotendencias.com
Imagem: talentojoias.com.br
1 de 4
Como limpar o Ouro

Voltar ao topo da página