Como limpar prata

Como limpar prata

Jóias, talheres, artigos de decoração... São muitos objetos que podemos ter em casa feitos de prata e que sem podermos evitar, com o passar do tempo ficam negros e adquirem mau aspeto. Existem produtos específicos para este tipo de limpeza, mas às vezes não fica em conta comprá-los porque não é algo que usemos diariamente. Mas estes produtos não são a única solução para limpar a prata e tornar as nossas peças brilhantes, também podemos fazê-lo de forma caseira. Por isso, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos sobre como limpar prata.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Com bicarbonato. Uma das melhores formas de limpar a prata é com a ajuda de bicabornato de sódio. Deve colocar numa panela água a ferver e o bicarbonato num recipiente, acrescente a água fervente ao recipiente onde colocou o bicarbonato até criar uma pasta. Primeiro lave os objetos de prata com água e sabão e quando estiverem secos, com uma escova de dentes e a pasta de bicarbonato esfregue-os bem mas sem os danificar. Quando terminar, enxágue os objetos e seque-os muito bem.

2

Papel de alumínio + água e sal. Para limpar aqueles objetos de prata que adquiriram mau aspeto, também podemos forrar um recipiente com papel de alumínio e enchê-lo com água quente. Depois acrescente sal e introduza as peças que quer limpar e dar brilho. Espere um pouco para que se elimine a camada de sulfureto de prata (o que faz com que a prata adquira uma cor negra) mediante diversas reações e já poderá retirar os objetos da água e secá-los.

3

Com dentífrico. Outra forma de limpar é com a ajuda de dentífrico, ou seja, a pasta de dentes. Primeiro deve lavar o abjeto em questão com água e sabão, e a seguir esfregar a prata com um pano macio untado com pasta de dentes. Quando vir que a prata volta à sua cor original, deverá enxaguar o objeto com água e secá-lo com um pano seco.

4

Dar um banho. Existem produtos específicos no mercado para dar um banho aos objetos de prata, eliminando assim possíveis manchas sem a necessidade de esfregar. Estes produtos devem ser utilizados seguindo as instruções da embalagem, uma vez que estes podem conter substâncias químicas nocivas.

5

A última opção para limpar a sua prata são os panos de polimento que são especificamente elaborados para limpar este tipo de material e são muito eficazes. No umCOMO recomendamos-lhe que experimente este pano de polimento.

6

Um material muitas vezes confundido com a prata é a alpaca. A alpaca é uma mistura de cobre, níquel e zinco em proporções diferentes da prata. Por isso, ao limpar objetos de alpaca não deve de utilizar os mesmos produtos que usa para limpar prata, uma vez que poderia danificar o objeto. Em umComo explicamos-lhe como limpar alpaca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar prata, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Independentemente do método que utilizar, certifique-se depois de secar bem os objetos de prata.
  • Além de limpar a prata com frequência, outra forma de preservar os objetos de prata é guardando-os corretamente. Para isso, deve guardar a peça apenas quando estiver totalmente seca e embrulhá-la em um lenço alcalino ou em flanelas especiais para a empacotar.
  • Outro conselho para preservar os seus objetos de prata por mais tempo é guardá-los num local onde não estejam em contato com borracha, tinta ou aço inoxidável.