Como limpar uma mala de viagem

Como limpar uma mala de viagem
Imagem: smzdm.com

Sair para viajar ou ir de férias é sempre uma grande forma de quebrar a rotina, mas quando regressamos e após toda a andança devemos pôr em ordem a roupa e limpar as malas para guardá-las novamente. É muito provável que a preguiça tome conta de você, depois de tanto viajar, tem as suas consequências. Claro que dependendo do tipo de malas que tiver, a limpeza deve ser feita de forma diferente, por isso em umComo.com.br oferecemos a você um bom guia para saber como limpar uma mala de viagem dependendo do seu material.

Limpar uma mala de viagem de metal

As malas de metal de boa qualidade são fortes e resistentes, uma alternativa perfeita para quem viaja com frequência. Mas também é necessário limpá-las de vez em quando para evitar que a sujeira se acumule de forma irreversível.

Para limpar uma mala de metal deverá primeiro se assegurar de que a mesma esteja bem fechada. Depois misture em um recipiente água quente com detergente e use esta mistura para limpar a mala com a ajuda de um pano ou esponja macia. Isto ajudará você a eliminar toda a sujeira. Depois, deverá enxaguar e deixá-la secar muito bem antes de guardar novamente.

Limpar uma mala de viagem de pele

As malas de pele costumam ser a alternativa preferida de muitos por se tratar de um material de qualidade muito elegante. Mas você deve saber que este tipo de material precisa de cuidados para não se deteriorar rapidamente com o uso, e claro que também merece de vez em quando uma limpeza.

Para limpar uma mala de pele facilmente só deverá pegar em um pano macio, de preferência que não solte fiapos, e umedecê-lo com demaquilante facial. Esfregue com suavidade sobre a mala e verá como aos poucos a mesma vai ficando mais limpa. Se necessário, com outro pano limpo e umedecido apenas com água, enxágue a mala e elimine os resíduos de demaquilante.

Caso use muito as malas, é recomendável adquirir um creme especial para proteger a pele em lojas especializadas em venda de bolsas desse material.

Limpar uma mala de viagem de tecido

As malas de tecido são, talvez, as mais habituais que costumamos encontrar; isto se deve ao fato de serem resistentes e fáceis de manter, mas dependendo do uso, devem ser limpas de vez em quando.

Quer saber a forma adequada de fazê-lo? Então a primeira coisa a fazer é tirar o pó acumulado. Pode fazer isso com uma escova seca e limpa ou com um aspirador, uma forma mais fácil de eliminar o excesso de sujeira. Lembre-se de aspirar também o interior da mala. Depois misture em um recipiente um pouco de água morna com um pouco de amoníaco e meia colher de chá de detergente de lavar a roupa. Mexa bem até fazer espuma e com ajuda de um pano adicione este líquido às zonas da mala manchadas. Depois deverá usar uma escova para esfregar a zona e acabar com as manchas. Para retirar a espuma utilize um pano úmido e limpo. Passe-o as vezes que forem precisas até eliminar o sabão por completo.

Limpar uma mala de tecido impermeável

O tecido impermeável é especialmente popular nas malas de viagem, mas apesar de sua resistência muitas vezes nos perguntamos qual a forma adequada de limpá-la.

Uma simples mistura ajudará você a limpar sua mala de tecido impermeável, só deve juntar uma colher de sopa de sabão em pó, uma colher de sopa de bicarbonato e meia colher de sopa de talco. Polvilhe a mala com esta mistura a seco e deixe atuar durante 30 minutos.

Depois, com uma escova limpe a mala, retire o excesso de pó e enxague só se for necessário. Verá como a sua mala de tecido impermeável fica perfeita e muito limpa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar uma mala de viagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.