Como montar uma tenda

Como montar uma tenda

Acampar pode ser uma experiência bastante divertida, especialmente se tiver crianças. Montar uma tenda de tamanho familiar pode ser complicado e requer muito tempo, mas não é impossível. Com apenas duas pessoas, pode armar e montar a sua tenda. Antes de fazer as malas e sair de casa, certifique-se que leva tudo; tecido, estacas, postes. Não se esqueça de levar um maço ou martelo e um rolo de fita adesiva, apenas por precaução. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como montar uma tenda, para poder desfrutar ao máximo das suas férias ao ar livre.

Vai precisar de:
  • Estacas
  • Maço ou martelo
  • Corda
  • Fita adesiva
  • Tenda
Passos a seguir:
1

Cerifique-se que chega ao seu acampamento antes de escurecer. Montar a sua tenda no escuro, ou com uma lanterna, sem dúvida que pode levar muito mais tempo. Para além disso, pode ser perigoso ou pelo menos incômodo se acabar a dormir sobre um pau que perdeu enquanto limpava a área para montar o acampamento.

2

Comece por limpar a área onde irá montar a tenda. Limpe todas as pedras e paus. Mais tarde podem se tornar incômodos e dolorosos se dormir em cima de um e também pode tropeçar enquanto coloca a sua tenda no lugar.

3

A maioria das tendas vêm com instruções específicas, mas comece por colocar a tenda no solo e amarre-a com vários cabos a diferentes postes. Depois, pegue nas estacas e coloque-as nos aros ou fitas que se encontram nas pontas da tenda. Para isso, vai precisar da ajuda de outra pessoa, para ficar no lado oposto ao seu.

Imagem: blog.decathlon.com.br
4

De seguida, levante a tenda e prenda-a colocando as estacas no solo. Gire a tenda até que a porta de entrada fique na direção desejada.

Imagem: agefotostock.com
5

Estique o chão da tenda para que não fiquem rugas, trabalhando a partir de lados opostos da mesma. Se o terreno for muito irregular, isto pode levar algum tempo.

6

Se quiser, pode optar por uma tenda de montagem rápida. Basta tirá-la do saco, atirar para o ar e ela fica praticamente montada sem grande trabalho. Depois é só colocar as estacas para a prender ao solo. Na hora de desmontar é que normalmente fica mais complicado, mas com um pouco de prática e seguindo as instruções, com certeza que conseguirá facilmente desmontar a sua tenda.

Imagem: omeumundofotografico.blogspot.pt
7

Deve limpar sempre a sua tenda de camping depois de a usar. Não a deve guardar molhada, úmida ou com areia ou terra. Caso não seja possível limpá-la antes de a colocar na bolsa, assim que chegar a casa limpe-a e deixe-a secar completamente. Não deve guardar a sua tenda com sujeira ou úmida, uma vez que pode afetar a impermeabilidade do tecido e gerar mofo.

8

Para que a experiência de acampar seja inesquecível e para que tudo corra sem problemas, veja algumas medidas de segurança para acampar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar uma tenda, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • As tendas de camping costumam ter uma rede mosquiteira junto à porta. Deixe-a sempre fechada, para conseguir dormir melhor.
  • Se possível, monte a sua tenda num local em que o sol da tarde não bata. Isto vai ajudar a conservar a sua tenda, para além de evitar um calor excessivo dentro da sua tenda.