menu
Partilhar

Como mudar para a Europa

Por Susan NogArt. Atualizado: 2 julho 2019
Como mudar para a Europa

Para quem sonha em sair do Brasil e se mudar para a Europa, o processo não é tão simples quanto parece. Além das dificuldades com a língua, cultura, trabalho, saudades da família e amigos, os preparativos para passar uma temporada fora já são bastante complicados imagine para morar lá de vez.

O umComo resolveu criar esse passo a passo para ajudar você, que quer se mudar para a Europa mas não sabe como. Sem precisar quebrar muito a cabeça, nós iremos mostrar todos os procedimentos para você.

Escolha o destino

Este deve ser o primeiro passo, escolher o lugar onde você pretende morar, pesquise bastante, consulte pessoas que já passaram pelo lugar ou até mesmo pessoas que já moram ou moraram por lá.

Procure estudar a cultura do lugar e da região, leia sobre os hábitos das pessoas que vivem por ali. Por exemplo, se você pretende sair de São Paulo por causa do trânsito e do estresse de uma cidade grande, você não vai querer ir para outra capital onde os problemas são os mesmos. Lembre-se disso para não frustrar suas expectativas.

Como mudar para a Europa - Escolha o destino

Documentação para se mudar para a Europa

Após definir o local para onde quer se mudar entre no site do Consulado do país (escolhido) no Brasil para saber quais as documentações necessárias para entrar e passar o período que pretende no país que foi escolhido. Em alguns lugares é necessário um seguro saúde de um valor X, em outros é preciso um visto específico, um comprovante de que você possa se sustentar, passagem de volta que já esteja comprada e vacinas.

Cada país possui uma regulamentação específica, e isso pode mudar completamente o rumo da sua viagem. Nesse caso os gastos vão depender e influenciar muito a sua documentação. Se você possui passaporte europeu, é mais simples para morar na Europa, se seu objetivo é estudar inglês, facilita você comprar o curso antes de tirar o visto de estudante. Basta se informar.

Como mudar para a Europa - Documentação para se mudar para a Europa

Onde morar na Europa?

Isso também vai depender do seu objetivo lá fora. Se o seu caso é ir para estudar, precisa saber se vai querer ficar em casa de estudantes, hostel, hotel, alugar uma casa por temporada ou ir direto a um corretor de imóveis. Para muitas pessoas, independente do seu objetivo, muito pode ser resolvido pela internet, cotação de preços, combinar com outras pessoas, etc.

Se a sua ideia é ir para vários lugares, uma estratégia boa é se hospedar em hostels, além de conhecer gente nova o tempo todo, você consegue consultar os preços pela internet que são bem baratos. Hotéis também são ótimas opções, com mais conforto e privacidade, mas a conta pode sair um pouco mais cara.

Agora se você pretende passar uma longa temporada, talvez seja melhor alugar um apartamento para morar. Ficar muito tempo em hostel pode não ser muito confortável e hotel sairia muito caro. Para encontrar casas de estudantes ou corretores varia de país para país. Portanto o apartamento é uma opção mais viável, e na hora de fazer as contas não se esqueça de incluir contas mensais e compra de alguns móveis.

Como mudar para a Europa - Onde morar na Europa?

Gastos na Europa

Após todos esses passos anteriores decididos, é preciso calcular quanto será necessário para viver em outro país. A melhor forma de fazer esses cálculos é você simular os possíveis gastos com uma conta básica. Nesse caso você pode juntar os gastos diários, recorrentes e os pontuais.

Nos gastos recorrentes incluem-se: alimentação, hospedagem, transporte, lazer, cursos, etc. Após calcular tudo isso, uma boa dica é colocar uns 20% a mais, como margem de segurança.

Nos gastos pontuais o que se deve calcular é: Passagem, documentação, preparativos, remédios, malas, etc.

Depois que você já tem uma ideia desses gastos, dá pra saber quanto você vai precisar mais ou menos para passar a temporada desejada.

Como mudar para a Europa - Gastos na Europa

Crie uma poupança de emergência

Ter uma grana extra é sempre importante por uma questão de emergência e segurança. Caso algum acidente aconteça, será necessário pagar hospital, e é só depois que você consegue pedir o reembolso do Seguro Viagem (pelo menos na maioria deles), portanto ali na hora, pode ser preciso dinheiro mesmo.

Caso você não consiga um emprego logo no primeiro mês, ou caso algum pagamento atrasar, assalto, e vários outros imprevistos, para reaver todos os seus documentos e etc., é preciso dinheiro, portanto a poupança é bem importante nessas horas.

Como mudar para a Europa - Crie uma poupança de emergência

Como ganhar dinheiro morando fora?

Depois de já calcular mais ou menos o quanto você gastará, é importante pensar também em como se sustentar durante esse tempo morando fora. Se você consegue trabalhar de qualquer lugar, isso já é um grande passo, e boa parte dos seus problemas já estarão resolvidos. Hoje em dia, com a tecnologia, trabalhar de casa (Home Office) não é mais novidade pra ninguém.

Agora se você pretende trabalhar no lugar para onde está indo, é preciso pensar e se preparar bem antes, até mesmo porque o visto pode ser diferente dependendo do país para onde você esteja indo. Não necessariamente precisa ser qualquer coisa, é possível também buscar vagas já na sua área de atuação, caso seja formado (a). Pesquise sobre as empresas que têm em mente e procure saber sobre os ramos de atuação, no mínimo o que você pode conseguir é uma boa network, visitar e conhecer algumas empresas e isso conta como uma experiência muito grande.

Existem também uma infinidade de opções e lugares onde você pode trabalhar por hospedagem, ou como voluntário em troca de alimentação e moradia, isso pode ser escolhido de acordo com os seus objetivos, basta fazer um pouco de pesquisa.

Como mudar para a Europa - Como ganhar dinheiro morando fora?

O que levar na mudança?

É bem recomendado que não se leve muita coisa, o essencial para trabalhar, passear, aguentar dias mais frios (o frio europeu é bem diferente do sul americano), e pensar bem em quanto tempo irá passar fora pode ser o necessário. No caso de a mudança ser definitiva, é bom planejar o que fazer com os móveis. Muita coisa pode ser doada ou vendida, portanto, planejamento é importante e deve ser feito com bastante antecedência nesses casos.

Como mudar para a Europa - O que levar na mudança?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar para a Europa, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Conselhos
  • Para quem vai continuar a trabalhar à distância, manter o número de celular pode ser importante, opte por transferir o seu número de trabalho para o skype. Assim você evita pagar um absurdo de roaming e não perde o número caso você precise voltar.
  • Esteja familiarizado com as burocracias para abrir uma conta no banco no seu novo país. Em alguns países os bancos não têm tanta exigência com relação a documentação já em outros sim. É importante possuir uma conta tanto para guardar dinheiro quanto para outras infinidades de situações.

Escrever comentário

Como mudar para a Europa
1 de 8
Como mudar para a Europa

Voltar ao topo da página