Como organizar um acampamento

Como organizar um acampamento
Imagem: coseycr.com

Quer estar em contato com a natureza? Se você é aventureiro e está pensando em organizar uma escapada com seus amigos, pode experimentar ir acampar. Esta é uma opção muito econômica, com a qual você poderá evitar despesas desnecessárias e desfrutar de uma viagem ao ar livre, onde com certeza terá experiências inesquecíveis. Em umComo.com.br ensinamos-lhe como organizar um acampamento para você ter umas férias diferentes, econômicas, divertidas e, sobretudo, muito naturais.

O destino para acampar

Antes de iniciar a escapada é imprescindível decidir o destino. Você deve ter em conta que não se pode acampar em qualquer lugar, que há zonas e lugares ideais e adaptados para que você possa realizar seu camping, tranquilamente e sem riscos. Mas você pode procurar um destino próximo ou distante para desfrutar da natureza onde você mais tiver vontade.

Antes de decidir o destino, reúna-se com seus amigos e discuta com eles todas as opções que se adaptarem a seus gostos e preferências, vocês podem escolher um lugar de praia ou montanha. Vocês devem levar em consideração que deve ser um lugar onde seja possível realizar excursões ou diferentes atividades para amenizar a viagem.

Do que precisa para acampar?

Se você está pensando em organizar o acampamento, com certeza está se perguntando de que precisará para isso. É recomendável fazer uma lista com tudo aquilo que considerar imprescindível antes de iniciar a escapada. Há coisas que vocês deverão comprar entre todos, como a comida ou a bebida, e devem fazê-lo com cuidado, assim evitarão brigas e problemas entre vocês. Caso vocês decidam levar a comida de casa é preferível escolher alimentos fáceis de levar como sanduíches, frutas secas, frutas, frios embalados a vácuo, sucos, latas de refrigerante, etc. Se vocês decidirem cozinhar mais é melhor optar pela massa ou bifes à milanesa, e transportá-los em uma lancheira forte e evitando, a qualquer custo, os molhos. Lembre-se de levar copos, pratos e talheres de plástico que você poderá descartar mais facilmente, e guardanapos.

A nível individual, cada membro do grupo deve levar esta série de objetos e materiais ideais para realizar o acampamento. A tenda, o saco de cama e a colchonete são elementos essenciais para este tipo de atividade. Lembre-se que, além disso, de pegar uma ou várias lanternas, repelentes de mosquitos, sacolas de plástico para jogar o lixo e um cantil. Se vocês tiverem, podem levar um fogão a gás para poder cozinhar durante o acampamento. Não se esqueçam do calçado cômodo, da muda de roupa e de todos aqueles elementos básicos para a higiene, como também de levar uma mala de primeiros socorros.

Imagem: no-pares-de-viajar.blogspot.com

Conselhos Ășteis para acampar

Antes de acampar é preciso ter em conta alguns conselhos úteis, já que não se trata de armar a tenda e instalá-la em qualquer lugar. Propomos a você uma lista com as condições que o destino do acampamento deve reunir:

  • Acampar em zonas preparadas ou áreas de camping ao ar livre.

  • Evitar as zonas com árvores para garantir a segurança de todos.

  • Escolher terrenos planos é muito normal. No entanto, vocês devem lembrar-se que em épocas de chuva pode ser que o terreno se inunde com maior facilidade. O ideal é procurar um lugar com um pouco de inclinação.

  • Procure um lugar protegido do vento. É recomendável colocar as tendas em sentido perpendicular ao vento.

  • Tente identificar as plantas que há ao seu redor. Muitas delas são espinhentas, urticantes ou venenosas e vocês devem evitar dormir perto deste tipo de plantas.

  • É preferível que o lugar onde se realize o acampamento esteja limpo, sem rochas, galhos, pedras ou outros objetos que impeçam o descanso.

  • É recomendável ter algum rio ou água potável por perto.

  • Evitar fazer fogo e fogueiras. Se for feito, limpem posteriormente a zona a fim de evitar um incêndio.

  • Lembre-se de limpar e deixar o espaço natural em condições após realizar o acampamento.

Tenha em conta todos estes conselhos antes de organizar esta escapada. Reúna-se com seus amigos, carreguem suas mochilas e desfrutem da natureza com um acampamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar um acampamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.