Como organizar uma gincana infantil

Como organizar uma gincana infantil
Imagem: blogs.lainformacion.com

Uma atividade muito divertida que fascina os mais pequenos é a de participar em uma gincana. Esta brincadeira consiste em preparar uma série de provas para que as crianças demonstrem sua destreza e habilidades enquanto compartilham bons momentos todas juntas. Organizar uma gincana é ótima opção para festas e aniversários infantis ou para preparar um dia diferente e divertido para os seus filhos e seus amigos. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe com detalhe como organizar uma gincana infantil.

Passos a seguir:
1

A organização de uma gincana requer um espaço suficientemente grande para realizar as provas, por isso é uma atividade que deve ser feita de preferência ao ar livre e em um local amplo. Pode fazer no jardim de sua casa, em um parque, no campo, etc. Assim, crianças poderão correr, saltar, jogar e se divertir com liberdade total.

Imagem: carrocao.com
2

Depois de escolher o local para organizar a gincana, deve ter em conta a idade das crianças que participarão. Este é um fator importante já que determinará a escolha das provas e seu nível de dificuldade.

Inspire-se: 14 brincadeiras para gincana de jovens

3

Uma gincana infantil tem que ser acima de tudo muito variada para que as crianças não se aborreçam facilmente. Você deve pensar em provas diferentes que requeiram bastante mobilidade e habilidade, por exemplo, incorporar esportes, atividades criativas e imaginativas, disfarces, jogos como corridas de sacos, corridas de obstáculos, explodir balões, lançamento de bolas... e tudo o que você consiga imaginar. Certifique-se de que todas as provas sejam perfeitamente acessíveis para as crianças, pois o objetivo é que todos participem e se divirtam.

Dica: Se está buscando as melhores perguntas para gincanas, dê uma olhada nesse artigo.

Imagem: banduforrueiro.com
4

As gincanas são atividades que podem ser organizadas com um número qualquer de crianças; em função dos participantes, você pode optar por:

  • Gincanas infantis com diferentes provas, ideais para poucas crianças. Consiste em preparar diferentes atividades que as crianças devem superar de maneira sucessiva.
  • Gincanas infantis com uma única equipe, perfeita para grupos reduzidos. Todas as crianças em conjunto devem superar e resolver cada uma das provas, até chegar ao prêmio final que deverão compartilhar.
  • Gincanas infantis com diferentes equipes, uma ótima opção para grandes grupos. As crianças devem dividir-se em várias equipes para competir entre eles nas provas da gincana. A equipe que realizar maior número de provas de forma mais rápida será a vencedora e merecedora do grande prêmio final. Ainda que o ideal seja que todas as crianças recebam algum presente por sua participação na gincana.

Aproveite para conferir: 70 sugestões de perguntas para torta na cara - crianças e adultos

5

Outra forma de surpreender as crianças é organizar uma gincana na piscina. É um plano perfeito para combater o calor e refrescar no verão, realizando diferentes provas na água. Veja também algumas dicas para organizar uma festa na piscina, caso o motivo da gincana tenha sido uma festa de aniversário.

Leitura complementar: Os melhores nomes para equipes de gincanas

Imagem: chacaraquadrangular.blogspot.pt
6

A segurança dos meninos é fundamental em qualquer tipo de atividade, por isso será necessário ter sempre um adulto como supervisor em cada uma das provas e movimentos de todas as crianças. Se decidir organizar uma gincana infantil numa piscina, saiba que cuidados deve ter com as crianças.

Prepare o gogó: 30 gritos de guerra para gincana

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar uma gincana infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.