Partilhar
Partilhar em:

Como organizar uma longa viagem de carro

1 vez partilhado
 
Fonte: pixabay.com

Preparar o carro para viajar, estar descansado ou examinar as estradas são tarefas fundamentais antes de iniciar uma longa viagem de carro. Por isso, é importante planejar adequadamente a sua rota para poder desfrutar das suas férias desde o começo: a partir do momento que se sentar ao volante. Se estiver pensando em organizar uma longa viagem pela estrada, em umComo.com.br propomos alguns conselhos sobre como organizar uma longa viagem de carro, com o objetivo de minimizar qualquer risco que possa acontecer ao volante e para desfrutar plenamente das suas férias.

Também lhe pode interessar: Como organizar uma viagem romântica

Planejar uma viagem de carro

Fazer trajetos de carro é um tipo de turismo muito frequente, já que dá a você uma certa autonomia e flexibilidade. Milhões de pessoas deslocam-se por estrada durante as suas férias. Por isso, o planejamento da viagem é uma parte fundamental antes de iniciar um trajeto longo. Hoje em dia é bem mais fácil de organizar o trajeto graças ao uso do GPS, com o qual poderá consultar rotas alternativas.

Escolha o destino que quiser visitar e consulte nos mapas de estrada o caminho que melhor se ajuste ao seu trajeto. Tenha em consideração a distância, a despesa de gasolina e as horas de viagem para se organizar. Para que o trajeto seja mais leve, pode dividir em etapas. Deste modo poderá organizar os descansos obrigatórios, além de pensar nas horas de refeição ou a cada quantos quilômetros deverá parar para abastecer. Além disso, organizando a viagem assim, também poderá conhecer novos lugares.

Antes de iniciar a viagem é conveniente que tenha em consideração a data de saída e de chegada. Se for iniciar o trajeto em um dia de semana, é provável que se encontre com menos dificuldades nas estradas, como trânsito ou tráfego denso.

Fonte: aprendeme.com

Revisar o carro antes de viajar

A segurança é essencial em qualquer viagem, mais ainda se for um trajeto longo por estrada. Por isso, é necessário revisar o carro antes de pegar a estrada. É importante que verifique os níveis de óleo, os freios, o limpador de parabrisas ou o volante, além de comprovar o estado dos faróis, pressão dos pneus ou motor. Por outro lado, para garantir a comodidade de todos os passageiros, comprove a posição dos assentos e que estejam bem firmes. Não se esqueça de revisar a correta posição dos espelhos retrovisores para evitar possíveis ângulos mortos que façam você perder a visibilidade.

Por outro lado, é indispensável comprovar que seu veículo possui todos as trocas necessárias. Deve levar uma roda suplente e um macaco ou elevador manual do veículo para poder trocar o pneu no caso de furo. Também deve ter uma troca de luzes e as ferramentas necessárias para poder instalar em caso de necessidade. Por último, não se esqueça de levar o colete refletivo e um jogo de dois triângulos homologados que deverá colocar a uma distância prudente no caso de acidente ou problema mecânico, para sinalizar o perigo aos outros motoristas.

Fonte: prensalibre.com

Descansar, um ponto essencial

Quando faz um trajeto longo de carro o importante não é chegar em tempo recorde, mas sim aproveitar a viagem e chegar ao destino. Sendo assim, estar bem descansado e parar para descansar a cada duas horas é importantíssimo para evitar muitos acidentes de trânsito causados pela fadiga, falta de sono, cansaço ou sonolência. O mais aconselhável é parar a cada duas horas ou 200 quilômetros, assim poderá arejar, esticar as pernas e relaxar alguns minutos antes de voltar a se concentrar plenamente na estrada. Por outro lado, se tiver alguém que lhe possa relevar ao volante durante a viagem, ela será menos cansativa e podem organizar os turnos entre cada parada.

Deve considerar o momento em que inicia a viagem. Se for na primeira hora do dia, tente descansar o suficiente durante a noite. Não é aconselhável iniciar a viagem após as refeições, menos ainda se forem abundante, já que podem provocar digestões pesadas e sonolência. Lembre que refeições leves, comer fruta, beber água, tomar sucos ou bebidas com cafeína durante o caminho ajudam a mantê-lo mais atento, desperto, concentrado e descansado. Outro ponto que melhorará a comodidade da direção, ajudando a aliviar o cansaço, é se vestir com roupa cômoda. Evite a roupa apertada e com pouca mobilidade para você.

Lembre que a melhor hora para iniciar sua viagem é sempre de madrugada, pois dirigirá durante menos horas de sol.

Fonte: quintamarcha.com

Outros conselhos antes de viajar

  • Tente viajar sempre pela faixa da direita, principalmente em estradas e rodovias com mais de uma faixa. Use a esquerda para ultrapassar e sempre comunique antes.
  • No caso de trânsito, reduza a velocidade com tempo e aumente a precaução. É necessário deixar a distância de segurança adequada.
  • Se iniciar a sua viagem à noite, revise faróis, luzes e piscas. Lembre-se de descansar adequadamente e jantar algo leve antes de se sentar ao volante.
  • Se iniciar sua viagem pela manhã, proteja a sua vista do sol. É recomendável o uso de óculos de sol para melhorar sua visibilidade. Se for verão e fizer calor, não se esqueça de ter o carro preparado com bebidas frescas e use o ar condicionado para diminuir a fadiga.
  • Evite levar bagagem fora do bagageiro. Não acumule malas ou bolsas soltas, já que em caso de acidente poderiam provocar lesões aos ocupantes.
  • Tente amenizar a viagem pela estrada, principalmente se estiver com crianças ou adolescentes. Pode procurar jogos ou atividades que mantenham a família toda distraída e relaxada. Pode comprar uma tela que seja ajustável aos bancos para que possam ver um filme, ou fazer participar em jogos clássicos como o das placas, adivinhar a cor do seguinte carro ou colocar a música favorita deles.

    Imagem: planificatuviaje.es

Fonte: planificatuviaje.es

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como organizar uma longa viagem de carro, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como organizar uma longa viagem de carro

Fonte: pixabay.com
Fonte: aprendeme.com
Fonte: prensalibre.com
Fonte: quintamarcha.com
Fonte: planificatuviaje.es
1 de 5