Material para fazer excursionismo

Como preparar minha mochila para uma excursão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como preparar minha mochila para uma excursão
Imagem: modastorm.com

Sair da cidade durante algumas horas (ou inclusive dias) e ir para um lugar verde, que nos faça sentir em outro mundo sem importar se estamos perto de casa, é sempre uma grande experiência. Fazer uma excursão com os amigos ou a família é um ótimo plano para aproveitar ao máximo o tempo livre enquanto fazemos também um pouco de exercício. Mas é necessário estar sempre bem preparados para que a experiência seja um sucesso, por isso na umComo.com.br explicamos a você como preparar sua mochila para uma excursão.

Também lhe pode interessar: Como se preparar para uma peregrinação

Passos a seguir:

1

O primeiro a fazer é escolher uma mochila que, de preferência, seja especial para excursões e caminhadas, principalmente se for fazer uma excursão de vários dias. As mochilas para excursões e caminhadas são adquiridas por litros: as maiores se encontram entre 55 e 70 litros, enquanto as pequenas entre 20 e 35 litros.

Se for uma viagem de poucas horas, uma mochila de uso quotidiano porém cômoda pode servir, pois deverá caminhar longas distâncias em terrenos que nem sempre são ideais.

2

Antes de preparar a mochila revise-a bem para determinar como é o espaço interno, os bolsos laterais, zíper, etc. Desta forma você conseguirá aproveitar ao máximo o espaço em sua mochila de excursão.

3

Você deve estabelecer uma lista das coisas que precisa levar na mochila para o seu passeio. Além de água e alimentos não perecíveis, é importante levar:

  • Roupa muito cômoda: calças ou calções de tecidos adequados, camisetas de algodão que deixem sua pele respirar e meias de algodão também.
  • Não importa se é verão, leve sempre um bom jersey com você pois dependendo de onde for a excursão, pode ser que a temperatura caia ao anoitecer.
  • Um canivete suíço ou qualquer outra ferramenta útil que nos permita resolver pequenos problemas em diferentes circunstâncias.
  • Um isqueiro
  • Medicamentos básicos: analgésicos, relaxantes musculares, curativo adesivo (tipo Band-Aid), iodo, gaze, remédios para o estômago, repelente e pomada para picadas de insetos e sabonete neutro para lavar qualquer ferida.
  • Protetor solar, principalmente no verão.
  • Outros acessórios úteis como mapa, bússola, GPS, etc.
  • Saco de dormir se for passar uma ou várias noites de excursão.
  • Celular completamente carregado de bateria, pois você nunca sabe quando terá uma emergência.
4

Antes de arrumar a mochila espalhe em um lugar com boa visibilidade tudo o que você pensa levar na sua excursão, desta forma será bem mais fácil determinar se falta alguma coisa e ter certeza de que está saindo de casa com tudo o que precisa.

5

Distribua as coisas em sua mochila de forma inteligente. As coisas que usará mais vezes devem estar na parte superior, e as coisas que usará menos ou só no fim do dia devem estar na parte inferior. Lembre-se que:

  • Os bolsos externos e internos e compartimentos com zíper são ideais para guardar acessórios pequenos para tê-los sempre à mão.
  • É muito melhor se arruma sua mochila de excursão de forma organizada e agrupando sua roupa, por exemplo todas as camisetas juntas, todas as calças juntas etc.
  • A roupa interior e meias devem estar sempre em um saco de plástico hermeticamente fechado. Desta forma se derramar algum líquido dentro da mochila ou se chover e se molhar, estas peças estarão protegidas. Além disso, como são coisas pequenas será bem mais fácil de localizar na mochila.
  • É conveniente, nas excursões mais longas, que uma muda de roupa inteira esteja sempre em um saco hermético.
6

Lembre-se que a mochila deve estar bem equilibrada, por isso é conveniente que as coisas mais pesadas estejam no meio e na parte superior da mochila de excursão. Tenha muito cuidado para não carregar mais um lado do que o outro ou acabará com problemas nas costas.

Também não é conveniente que os objetos duros, pontudos ou cilíndricos estejam localizados na área de apoio da mochila em suas costas, pois é mais provável que machuquem você durante a viagem.

7

Sempre, antes de sair em excursão ou fazer uma rota de caminhada, experimente a mochila e equilibre o peso e o balanço da mesma caso seja necessário. Caminhe um pouco com ela e certifique-se de que está totalmente cômoda antes de iniciar sua excursão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar minha mochila para uma excursão, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: modastorm.com
Como preparar minha mochila para uma excursão