Como saber o valor de moedas antigas

Como saber o valor de moedas antigas

Colecionar moedas é um dos passatempos mais populares em todo o mundo. Os numismatas criam coleções de moedas para lucrarem rapidamente, para criarem um investimento com retorno futuro ou apenas para se divertirem. Existem vários fatores que ajudam a perceber quanto uma moeda vale. Se você coleciona ou quer começar a colecionar moedas, conseguir determinar o seu valor pode ser uma aptidão muito útil para ganhar dinheiro ou conhecer melhor sua coleção. Descubra como saber o valor de moedas antigas lendo esse artigo do umComo.

Passos a seguir:
1

Conheça a sua moeda.A data e o país de origem são os primeiros fatores que você deve determinar para saber o valor da sua moeda antiga. Normalmente, quanto mais velha a moeda, mais valiosa ela é.

Algumas moedas não estão datadas. Quando se avaliam moedas estrangeiras, podem ser encontradas peças datadas de acordo com um calendário alternativo. Se a data da sua moeda pertence a um calendário não gregoriano, use um conversor de datas para achar o ano correspondente. As datas de cunhagem também podem ser diferentes das datas inscritas na moeda, por isso tome atenção a isso.

O país em que a moeda foi emitida também é determinante no processo. A sua proeminência histórica ou a habilidade para cunhar moedas podem influenciar o valor da sua peça.

Dica: Pesquise o nome do país no idioma local para saber a origem de uma inscrição em idioma desconhecido.

Imagem: coisas.com
2

Avalie a procura da moeda. A quantidade existente de cada tipo de moeda determina o quão rara é. Normalmente, o valor da moeda sobe com a sua raridade. Para saber quão rara sua moeda é, tenha em conta os seguintes fatores:

  • A quantidade de moedas iguais produzidas;
  • O local onde a moeda foi cunhada;
  • As alterações no design da moeda;
  • As alterações na composição da moeda;
  • O facto de ter sido retirada de circulação;
  • A existência de erros de cunhagem.

Pesquise o interesse de outros colecionadores pela moeda.

Nota: A procura pode variar de acordo com o local de residência de um colecionador.

3

Avalie o estado de conservação da moeda. Quanto mais bem conservada sua moeda estiver, mais dinheiro um colecionador pode pagar por ela.

Utilize a Escala de Sheldon para classificar o estado em que sua moeda se encontra. Nesta escala, o grau de conservação da peça varia entre um e setenta. Apesar de ser usada universalmente, alguns colecionadores preferem usar adjetivos para descrever a conservação da moeda.

Dica: Visite esse artigo do umComo para aprender a limpar moedas e melhorar o aspeto da sua peça.

Imagem: imagestack.com
4

Consulte um catálogo de moedas antigas. Além de ser um bom aliado na identificação da sua moeda, o catálogo pode conter também alguma informação sobre o seu valor.

Nota: Procure um catálogo atualizado pois os valores mudam todos os anos.

Imagem: preciolandia.com
5

Procure um avaliador oficial. Alguns colecionadores possuem formação em avaliação de moedas. Entre em contacto com um negociante de moedas antigas e peça informação sobre avaliadores credenciados. O serviço de um avaliador é pago, por isso não espere uma avaliação gratuita.

Dicas: Conheça os termos usados por numismatas. Mostrar conhecimento sobre esta ciência pode ser vantajoso em negociações e avaliações com profissionais experientes. Para aprender técnicas de venda de peças antigas, consulte esse artigo que explica como vender moedas antigas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o valor de moedas antigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Tenha atenção a falsificações de moedas raras pois elas são muito comuns.