Como saber se é ouro

Como saber se é ouro

O ouro é um dos metais preciosos que até hoje tem um grande valor agregado pela sua resistência e relativa escassez. O uso desse metal no nosso dia-a-dia vai muito além daquilo que é óbvio como as joias e moedas. Esse metal pode aparecer em elementos como o sistema eletrônico de um computador, microscópios e até próteses dentárias. Com tanta utilidade e valor de comércio, aparecem muitas ofertas de ouro e frequentemente surge a dúvida o elemento em questão é verdadeiro. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações que responderão a questão: como saber se é ouro.

Passos a seguir:
1

Se o objeto for uma joia, antes de realizar qualquer teste, faça um exame visual sobre o artefato. Com a ajuda de uma lupa, observe se a peça apresenta marcas fundidas com algum número. Esses números indicam a quantidade de quilates ou a pureza do material. Se você encontrar alguma marca desse tipo e ela apresentar um número abaixo de 10K, significa que o ouro usado não é considerado autêntico.

Leve em consideração que nem todas as joias tem esse número inscrito e eles também podem ser adulterados em peças falsas. Portanto, essa é apenas uma garantia extra.

Ainda nessa inspeção, vale reparar se a peça não apresenta partes desbotadas. Em caso positivo, ela pode ser uma peça confeccionada em outro metal e apenas folheada a ouro.

2

Ímãs fortes também podem ajudar a saber se é ouro. Mas, se você deseja aplicar essa técnica, é importante que seja um ímã potente, ou pode não funcionar. Para testar, basta posicionar o imã sobre a suposta peça de ouro se eles se atraírem, significa que não é ouro. Já que ele é conhecido por não ser um metal magnético.

3

Uma técnica divertida para saber se é ouro e que provavelmente pode ser realizada com os elementos que você tem em casa utiliza base de maquiagem. Para testar, você precisa passar uma camada de base líquida e em pó sobre a sua pele e então esfregar a joia sobre a pele maquiada. Se a fricção do objeto deixou um rastro preto nessa área do corpo é muito provável que essa joia realmente seja de ouro.

4

Outra prática comum para descobrir se ouro é realizar a experiência que testa a densidade dos materiais. Esse teste costuma funcionar porque não há muitos outros metais no mundo que são mais densos do que o ouro. Dessa forma, é importante que você saiba o peso exato da joia em gramas.

Sabendo isso, prepare um recipiente com água, preferencialmente com marcação de mililitros, e repare e anoite em que altura a água está marcando. Então, coloque o objeto no frasco, observe o tanto que a água subiu e anote essa medida. Agora você precisa fazer uma conta para calcular a densidade do material.

Se o resultado está próximo a 19g/ml, isso pode significar que o ouro é verdadeiro, de acordo com a sua densidade.

5

Uma técnica engraçada e conhecida para saber se é ouro, é realizar o teste da mordida. Esse teste não é muito recomendado pelo risco de danificar os dentes, mas, se você quer se sentir como em um filme, te ensinamos.

Na teoria, basta morder o ouro e se ele realmente for majoritariamente composto pelo metal precioso, as marcas de dente permanecerão. Entretanto, essa teoria pode falhar se for realizada com uma joia banhada a ouro com um material de base que seja de lata ou alumínio maleável.

6

Em casa você também pode usar prato de cerâmica para saber se é ouro. Esfregue o objeto sobre o prato. Se ele deixar um rastro preto, o objeto em questão não é 100% feito de ouro.

Obs.: para as correntes existem alguns outros detalhes que você pode reparar. Se você quer saber quais são todos eles, recomendamos que dê uma olhada nesse artigo sobre como identificar uma corrente de ouro falsa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se é ouro, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.