Como se orientar com uma bússola

Como se orientar com uma bússola

Em umComo temos a certeza de que já deve ter acontecido mais de uma vez ter se perguntado como funciona uma bússola. Além do mapa, a bússola é a ferramenta mais importante na hora de se orientar em um terreno desconhecido e, hoje em dia é fácil encontrar em qualquer aparelho smartphone. Em umComo não queremos que perca o Norte, por isso neste artigo mostramos para você como se orientar com uma bússola.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve saber é que uma bússola deve estar, na maioria dos casos, acompanhada de um mapa. Sem ele, a bússola pode se converter em um utensílio bastante inútil. Outro dado a ter em conta é que não se deve utilizar a bússola no carro ou perto de grandes objetos metálicos já que interferem na medição.

Confira também o nosso artigo sobre como funciona a bússola.

2

Coloque o mapa sobre uma superfície horizontal e plana, e identifique nele o lugar onde está e aonde quer chegar. Use a lateral da bússola para unir os dois pontos tendo em conta que a seta de direção aponta para o lugar de destino.

Imagem: mallorcaverde.es
3

Gire o anel graduado da bússola até que as suas linhas orientadoras se alinhem com as linhas que marcam o Norte no mapa. É indispensável que neste momento a seta que marca o Norte em sua bússola marque o Norte indicado no mapa.

4

Anote o ângulo que aparece ao pé da seta de direção, pois este será o seu Azimute e gire a bússola até que a parte vermelha da agulha (Norte) coincida com a seta de direção. Desta forma, o seu destino ficará fixado pela seta de direção da bússola.

5

Você pode saber facilmente a distância entre o seu ponto de partida e o seu ponto de chegada utilizando a régua da bússola. Com base na escala do mapa, você pode fazer a conversão da distância medida de centímetros para metros. Imagine uma escala de 1:10.000, cada centímetro indicado pela régua corresponderá a 10.000 centímetros percorridos no terreno, o que se traduz em 100 metros.

6

Tente conferir se existem obstáculos em seu caminho antes de começar a caminhar para o seu destino mantendo a agulha alinhada com as linhas de orientação.

7

Estas instruções servem para que comece a aprender a utilizar uma bússola, assim, comece treinando com localizações simples. É sempre recomendável levar um celular com a bateria completa e ir acompanhado de alguém por possíveis acidentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se orientar com uma bússola, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.