Como se orientar na natureza

Como se orientar na natureza

É possível que nos tenhamos perdido no meio do bosque em uma caminhada e nos percamos. Ou simplesmente que tenhamos curiosidade em saber onde fica o sul. Em qualquer caso, existem muitas formas para nos orientarmos, à disposição de todos. Sem necessidade de GPS ou celulares de última geração (quando muito um relógio), aprenda de que formas a natureza lhe faz de guia.

Por meio da estrela Polar no hemisfério norte

Como a terra gira sobre seu eixo norte - sul, as pessoas que estão no hemisfério Norte acham que todas as estrelas giram saindo pelo Leste e se pondo pelo Oeste (inclusive o Sol), mas quanto mais ao norte estão, realizam um círculo que não se põe no horizonte. No caso da estrela Polar, que está exatamente na linha do eixo de giro da Terra, gira aparentemente sobre si mesma, de modo que aparece quieta no céu. Deve-se saber reconhecê-la (é muito brilhante e não pisca), porque bem por baixo dela está o Norte.

Por meio da observação do musgo nas árvores

Como no hemisfério Norte a trajetória aparente do Sol se encontra inclinada para o Sul, ocorre uma zona de sombra no lado norte das árvores e este nos indica o Norte. Também ocorre nas casas e no lado Norte das montanhas, mudando a vegetação e permanecendo a neve por mais tempo. Estes são indícios que podem nos ajudar. Os musgos alojam-se em sua grande maioria na zona que dá para o sul, já que há mais sombra e a umidade vem principalmente do Sul (hemisfério Sul). Caso se encontrem em climas úmidos toda a árvore está cheia, mas há maior concentração em um dos lados.

Por meio dos tocos das árvores cortadas

Se vemos árvores cortadas, ao observar os anéis veremos que não são simétricos, as árvores crescem mais pelo lado Sul. Além disso, veremos que as distâncias entre os anéis do corte são maiores no lado Sul da árvore (hemisfério Norte) enquanto no hemisfério Sul acontece ao contrário: crescem maioritariamente para o Norte já que o Sol está mais ladeado para o Norte e as plantas "procuram" o Sol.

Através da determinação do meridiano com o uso de um relógio

Para conhecer o meridiano (linha norte-sul) coloca-se horizontalmente um relógio analógico e faz-se coincidir a agulha das horas com a direção onde se encontra o Sol nesse momento: a direção sul (se estamos na zona temperada do hemisfério norte) ficará na bissetriz do ângulo que forma a agulha horária com as 12 ou, se você apontar às 12, para o Sol e a bissetriz entre o horário e as doze dá o Norte (hemisfério Sul temperado).Cabe dizer aqui, ainda que seja óbvio, que se temos um relógio digital também poderemos nos orientar com ele. Bastará desenhar no solo ou em um papel a hora solar que é e aplicaremos o método anterior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se orientar na natureza, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos
  • Ainda que estas formas de orientação sejam muito confiáveis, caso se queira uma localização exata é útil o uso de métodos profissionais (da bússola a aparelhos digitais) para ser completamente precisos.