Partilhar

Como se produz um eclipse solar

Como se produz um eclipse solar

O alinhamento da Terra, do Sol e da Lua dá lugar aos eclipses solares, tratando-se assim de um dos fenômenos da natureza mais incríveis e mais admirados pelos terráqueos. Trata-se de um fato astronômico que não ocorre com muita frequência, por isso é esperado com ansiedade por muita gente. Se você quer saber mais detalhes sobre este fenômeno e entender assim os requisitos para que se produza, não perca este artigo de umComo.com.br sobre como se produz um eclipse solar.

Também lhe pode interessar: Como ver um eclipse

Como se produz um eclipse solar?

Um eclipse solar é o fenômeno astronômico que se produz quando a Lua oculta o Sol, a partir da perspectiva da Terra. Isto é, os três corpos ficam alinhados, situando-se a Lua no meio do Sol e da Terra.

Quando se produz um eclipse solar?

A condição para que se produza um eclipse é que o Sol se localize perto de algum dos nodos da órbita lunar. Um nodo é o ponto no qual a Lua cruza a eclíptica (a linha curva por onde "decorre" o Sol ao redor da Terra, no seu "movimento aparente" visto a partir da Terra).

Denomina-se nodo crescente quando a cruza de Sul a Norte, e descendente se a cruza de Norte a Sul. Todos os anos ocorrem, sem falta, dois eclipses do Sol, perto dos nós da órbita lunar, embora possam ocorrer quatro e inclusive cinco eclipses.

Tipos de eclipse

  • Parcial: a Lua cobre somente uma parte do Sol.
  • Total: a partir de uma faixa na superfície da Terra, a Lua cobre totalmente o Sol. Cabe ter em conta que a sombra da Lua está dividida em umbra e penumbra; razão pela qual se observamos o eclipse a partir da umbra, o eclipse que se vê é total, enquanto se observamos a partir da penumbra, o eclipse será parcial.
  • Anular: a Lua vê-se mais pequena que o Sol, de maneira que permanece visível um anel do disco do Sol.

Os mais espectaculares são os totais, porque oculta-se totalmente o disco solar e, consequentemente, parece que anoitece em pleno dia.

Como se produz um eclipse solar - Tipos de eclipse

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se produz um eclipse solar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Para ver um eclipse, você deverá proteger a vista para evitar danos.

Escrever comentário sobre Como se produz um eclipse solar

Como se produz um eclipse solar
1 de 2
Como se produz um eclipse solar

Voltar ao topo da página