Como secar uma escultura de argila

Como secar uma escultura de argila

A modelagem em argila é uma prática excelente para crianças e adultos e também uma das mais antigas da história da humanidade. Todos somos capazes de moldar, no entanto nem sempre o fazemos da melhor maneira, tecnicamente falando, e às vezes a escultura acaba rachando quando seca. Um deles, é a má secagem da peça, que em muitos casos é até a a causa da explosão no forno. Então, como trabalhar com argila para não rachaá-la? Neste post do umCOMO explicamos como secar uma escultura de argila de forma homogênea para garantir a estabilidade das suas obras e que elas sejam eternas enquanto durem.

Vai precisar de:
  • Barro (argila)
  • Panos
  • Plásticos
  • Água
  • Molas (Pinças)
  • Elástico

Como secar argila

De acordo com pesquisa Argilas e suas Aplicações em Utensílios e Materiais Cerâmicos, publicada na Revista Virtual de Química por Fernando Rocha e Paulo Guimarães [1], a argila é um conjunto de compostos químicos que quando umedecidos formam uma mistura com plasticidade, apta para usos tanto artesanais, quanto industriais.

A secagem de uma peça de argila, consiste em esperar que todas as partículas de água da argila em estado bruto, sejam completamente eliminadas. Os processos mais conhecidos para secar argila são:

1. Secar argila de forma natural em ambientes abertos

Esse é o método mais comum para secar argila, a água vai evaporando naturalmente e o varia, de acordo com condições climáticas: umidade, temperatura, movimentação do ar e ambiente. É por isso que a resposta para o tempo de secagem da argila nunca é exata em processos de secagem natural. Ela sempre vai variar, segundo a localização e clima, por exemplo.

2. Câmaras secadoras

Aparatos conhecidos como 'câmaras secadoras' são utilizadas em processos industriais em que a qualidade da peça, depende da velocidade da secagem. Através dela um ar quente e seco passa por dentro da escultura, pela parte inferior das superfícies laterais, fazendo com que argila seque rapidamente sem rachar. Nesse processo, é mais nítido perceber que o volume da peça diminui e a resistência aumenta.

3. Argila seca em cerâmica

Para transformar argila seca em cerâmica, as peças passam por um processo de queima ou sinterização entre 800ºC e 1100ºC.

Quanto tempo no forno?

Todo processo de secagem de argila em forno pode levar horas ou dias, dependendo do objetivo, tamanho da peça e configurações do forno para secar argila.

Como secar uma escultura de argila em 7 passos

Seja para fazer uma escultura de argila, um vaso de argila ou qualquer outra peça, você vai ver que existem procedimento básicos para secar argila corretamente e trabalhar com argila para não rachar. Confira um passo a passo que explica desde como amolecer argila até como secar uma escultura de argila:

Como secar argila naturalmente

  1. Mantenha o barro mole enquanto trabalha a peça. Não deixe que chegue a endurecer nem a molhe massivamente porque assim a argila perderá consistência.
  2. Não molhe as mãos. Pulverize a peça de argila antes de a trabalhar se ver que está um pouco dura, mas espere que absorva a água antes de mexer nela. O barro não deve estar pastoso nem escorregadio.
  3. Cada vez que a cobrir, polvilhe com água de um modo uniforme e cubra com um plástico bem colado à escultura para evitar que entre ar e a possa secar. Feche o plástico com molas ou uma cola para que não entre ar por baixo.
  4. Cuidado com os panos úmidos. A maioria das pessoas cobre as esculturas com um pano umedecido em água e um saco de plástico. Este sistema funciona se trabalhar quase diariamente e o pano não chegar a secar. Se vai passar muito tempo sem lhe mexer, é preferível que não coloque o pano, uma vez que quando secar continuará a absorver a água da sua escultura, secando-a antes do tempo.
  5. Uma vez terminada a escultura, não tenha pressa para secar argila e deixe-a secar progressivamente. Não a destape logo e a coloque próxima de uma fonte de calor (ao sol ou um aquecedor), isto porque a mudança de temperatura e umidade será demasiado brusca. Deixe-a "mal tapada" durante os primeiros dias, colocando o plástico por cima mas sem o fechar bem. Deste modo secará gradualmente.
  6. Passado uma ou duas semanas, retire o plástico e deixe a escultura ao ar livre durante mais duas semanas. Pense que embora pareça seca por fora, no entanto ainda contém água por dentro.
  7. Posto isto, a sua peça está pronta para ser introduzida no forno, caso você vá utilizá-lo. Saiba como queimar argila e consiga esculturas, louças e lembranças eficientes a longo prazo. E se tem o azar da sua escultura de barro se partir já depois de seca ou aparecer alguma greta, veja como colar pedaços de argila e ficar com a sua escultura como nova outra vez.

Como trabalhar com argila

Além de saber como secar argila, quanto mais informado você estiver sobre todas as etapas do processos, menores as chances de sofrer um acidente de percurso. Por isso, recomendamos a leitura destes outros artigo que explicam como trabalhar com argila, que também podem ser úteis:

  • Como conservar argila fresca
  • Como esculpir um rosto com argila
  • Como fazer argila com papel

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar uma escultura de argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • É preferível que utilize uma base de madeira que não inche com a água.
Bibliografia
  • ROCHA, Fernando N.; SUAREZ, Paulo AZ; GUIMARÃES, Edi M. Argilas e suas Aplicações em Utensílios e Materiais Cerâmicos. Revista Virtual de Química, v. 6, n. 4, p. 1105-1120, 2014.