Como sobreviver no deserto

Como sobreviver no deserto
Imagem: ajudardomeliseu.blogspot.com

Se você vai viajar para o deserto e pretende fazer algumas excursões, explorar um pouco, convém fazer algumas pesquisas sobre os sítios que quer ir, pense sempre que algo pode dar errado. Você vai estar no deserto, exposto a uma série de perigos, quanto mais você estudar sobre sobrevivência no deserto, melhor. Recorde-se da regra dos 3, sobrevivemos sem ar 3 minutos, sobrevivemos 3 horas sob o sol intenso, sem água 3 dias e sem comida 3 semanas. Em umComo.com.br vamos informá-lo de algumas regras básicas de como sobreviver no deserto.

Prevenir-se para sobreviver no deserto

Evite ao máximo perder-se no deserto, pense sempre no pior, avise onde está, nunca vá fazer caminhadas no deserto sem dizer a alguém exatamente onde você vai e o caminho que vai percorrer. Conheça bem o local que vai explorar, nunca vá explorar nada sozinho, muito menos se for a primeira vez.

Leve água consigo, muita água mesmo que o risco de se perder seja mínimo. Faça pesquisas antes da aventura, consulte mapas, estude a flora e a fauna para saber o que pode ser comestível em caso de algo correr mal. Leve equipamento adequado, facas, lanternas, comida em lata para 3 dias, uma bussola, caderno e canetas, fósforos normais e faça uns fósforos de sobrevivência. Aprenda a construir uma armadinha e a fazer facas com pedras. Deve saber e estudar os princípios básicos de sobrevivência e faça o seu próprio kit.

Imagem: eurojaquetas.blogspot.com

Protejer-se para sobreviver no deserto

Proteja-se do sol, muito importante, durante o dia no deserto a temperatura atinge os 50ºC, se ficar exposto a este sol vai desidratar muito rapidamente e ficar com várias queimaduras na pele. Deve dormir durante o dia e caminhar apenas à noite, use sempre uma tocha ou lanterna consigo.

Durante o dia aproveite as sombras que encontrar para descansar, caso encontre vegetação busque proteção em cactos e arbustos. Não se esqueça que uma insolação pode matá-lo rapidamente. Proteja sempre a cabeça, use uma touca feita de um material claro, pode ser uma camisa ou outra peça. Quanto mais roupa usar, melhor, por mais calor que possa sentir não tire a roupa, ela é uma excelente proteção ao sol, e vai mantê-lo vivo por mais tempo. Afrouxe as roupas para ficar o mais confortável que conseguir, tenha sempre um filtro solar consigo e use-o no rosto e corpo, tenha também óculos de sol, toda a proteção é pouca para você sobreviver. Hidrate-se, leve sempre água a mais consigo, antes de uma aventura no deserto. A desidratação incapacita-o de pensar, você não pode correr o risco de desidratar, racionar água não o fará sobreviver por mais tempo, deve beber água de hora a hora. Quando ficar com fome beba água, se você comer vai desidratar mais rapidamente pois o seu corpo vai libertar água para poder fazer a digestão.

Imagem: kairosministeriomissionario.com

Encontrar água para sobreviver no deserto

Tente encontrar água, a sua sobrevivência vai depender da água que você beber, não se prive de água, procure-a. Lembre-se, plantas precisam de água, se observar alguma vegetação perto de si, deve haver água nas redondezas. Beba apenas água corrente, o mais certo é se você encontrar água estagnada esta esteja contaminada por detritos. Os desfiladeiros proporcionam sombra e podem conter fontes de água que levam para os rios maiores.

Imagem: revistaepoca.globo.com

Deixe pistas para ser encontrado no deserto

Nunca se esqueça, quanto mais rápido for encontrado maior é probabilidade de sobreviver no deserto. Infelizmente ficar perdido no deserto muitas vezes acaba em tragédia, evite isso, faça tudo para deixar pistas.

Enquanto que de dia as temperaturas são altíssimas, de noite caiem brutalmente, antes de anoitecer prepare três fogueiras. A lógica das três fogueiras é para dar sinal de socorro, assim alguém que passar nessa região sabe que você está em apuros e ativa meios para o encontrar. Use os seus óculos para fazer as fogueiras, caso não tenha fósforos consigo, basta juntar alguns gravetos e tudo o que conseguir que seja inflamável, depois apontar as lentes contra os raios de sol na direção dos gravetos.

Dê três assobios o mais alto que conseguir, frequentemente, caso alguém o ouça vai saber que está em perigo e vai procura-lo.

Deixe pistas, pode ser objetos seus com mensagens, vale tudo para ser encontrado. Só não se desfaça de objetos que lhe farão falta.

Procure sinais de civilizações nas suas caminhadas noturnas, fique atento aos sons e a luzes que possam surgir. Se encontrar um grande clarão pode ser sinal de uma aldeia próxima, caso não encontre nada, não perca a esperança de ser encontrado.

Imagem: crucificadocomcristo.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sobreviver no deserto, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.