Como transformar água em ar

Como transformar água em ar

Depois de uma chuvada, a água do gramado, das casas e inclusivamente da sua roupa, vai secando lentamente. Os charcos vão diminuindo até desaparecerem. A água evapora muito mais rápido quando o clima é quente e faz sol. Quando o tempo é frio e úmido as coisas molhadas demoram muito mais a secar. Mas para onde vai a água? E de onde vêm as nuvens da chuva? Como se forma a água no céu e se transforma em chuva? Se quer saber como tudo isto acontece continue a ler este artigo de umComo sobre como acontece a transformação da água em ar.

Vai precisar de:
  • Dois pratos
  • Um livro
  • Água
Passos a seguir:
1

Coloque um prato grande com água fria, num dia solarengo, no parapeito de uma janela, e deixe-o durante três horas. Vigie o prato de vez em quando e verá que a água vai desaparecendo.

2

Em seguida coloque dois pratos num lugar onde haja sol com meia xícara de água em cada um. ponha um livro atrás de um dos pratos para fazer sombra. Passado umas horas veja como estão os pratos.

3

Porque é que acontece. Quando a água se evapora, transforma-se em pequenas gotas, tão pequenas que não se podem ver. Isso chama-se evaporação. As gotas de água estão no ar. Este ar úmido, chamado de vapor de água eleva-se. Nos dias de calor, a água eleva-se constantemente, levando o vapor para o céu. No céu faz mais frio que cá em baixo na terra e as pequenas gotas vão-se unindo até formarem gotas maiores, e estas por sua vez formam as nuvens que vemos no céu.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como transformar água em ar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Se quer ver melhor como se evapora, pode por sal na água, verá como o sal se dissolve na água sem o ver, mas quando a água se evapora o sal ficará no prato.