Como vender moedas antigas

Como vender moedas antigas
Imagem: novosinsolitos.blogspot.com

Vender moedas antigas e conseguir um bom negócio nem sempre é fácil, mais ainda na atual situação em que o mercado se encontra um pouco em baixa. No entanto, se adotar as estratégias adequadas e recorrer a determinados métodos aumentará as suas hipóteses de realizar um bom negócio. Tem uma coleção de moedas antigas e quer vendê-las ao melhor preço? Se assim é, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra a melhor forma de vender as suas moedas antigas.

Vender rápido versus esperar melhor oferta

Antes de vender as suas moedas deve pensar no que pretende com a sua venda. Ou seja, quer se livrar rapidamente das suas moedas a um preço inferior ou pretende esperar e receber uma oferta melhor. Os compradores de moedas percebem rapidamente o negócio que têm em frente, eles rapidamente conseguem perceber se você está precisando de uma grana extra ou se simplesmente espera fazer um bom negócio. Assim sendo, mantenha-se sempre calmo e relaxado qualquer que seja a sua situação.

Recorrer a sites de leilões

Hoje em dia os sites de leilões estão muito na moda, no entanto nem sempre se consegue o melhor negócio através desta opção. Este tipo de sites é ideal para fazer uma venda de lotes de moedas ou moedas de baixo/médio valor, é também uma excelente forma de conseguir uma venda rápida. Lembre-se que na maioria destes sites pode optar por um valor de reserva, ou seja, ou valor mínimo pelo qual está disposto a vender as suas moedas. Não se esqueça que os leilões acabam sendo um pouco aleatórios, precisa ter um pouco de sorte para fazer uma boa venda, no entanto pode sempre investigar um pouco os seus concorrentes (outros vendedores) e perceber melhor como vai o mercado. Pesquise moedas iguais às suas no site onde pretende vender as suas moedas, caso existam moedas iguais e nas mesmas condições que as suas, opte por colocar as moedas à venda noutro site.

Casas de numismática

Esta opção é excelente para quem quer fazer uma venda rápida. No entanto estamos falando de profissionais que ganham a vida fazendo isso e como tal precisam ter a sua margem de lucro numa futura venda dessa mesma moeda. Para moedas raras e em condições de "Soberba" esta também poderá ser uma boa opção, mas uma vez mais lembre-se que a negociação será difícil.

Casas de leilões

As casas de leilões são o local indicado para vender certas moedas, as moedas raríssimas e em excelentes condições de conservação. Este será provavelmente o melhor local para vender este tipo de moedas uma vez que a própria leiloeira se encarregará de publicitar a venda e atrair o máximo de potencias compradores. Depois de chegar a acordo da taxa que terá que pagar à leiloeira só sem que esperar o dia do leilão e fazer figas para que haja uma guerra de licitações.

Imagem: cevera.com.br

Feiras e mercados de moedas

Em quase todas as cidades existem feiras e mercados de antiguidades. Nesta feiras normalmente existem vendedores/compradores de moedas. Nesta situação lembre-se também que se tratam de profissionais e a negociação acaba sempre sendo difícil. Mas se quiser uma venda rápida é também uma opção a ter em conta.

Imagem: absolutjapon.com

A melhor opção!

A melhor é opção é relativa, é isso mesmo. Cada moeda tem um potencial de venda ótima, e para tal é preciso encontrar o comprador certo. O fato de estarmos falando de moedas antigas não quer necessariamente dizer que todas as moedas antigas sejam valiosas. Uma moeda para ser valiosa tem que ser rara e estar bem conservada tendo em conta o seu tempo de existência. Por vezes podemos optar por vender um lote de moedas em que apenas uma desperte o interesse dos compradores e as outras apenas acrescentam valor ao lote, o que faz com essas moedas se vendam mais facilmente, algo que seria mais difícil se optasse por uma venda separada. A melhor dica que lhe podemos dar é que não tenha pressa de vender as suas moedas, pesquise bem o mercado e potenciais compradores. Quando encontrar esse comprador valorize as qualidades da moeda e a sua raridade. Independentemente da opção que escolher para vender as suas moedas, deve limpá-las muito bem para que tenham o melhor aspeto possível, para isso veja o nosso artigo sobre como limpar moedas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como vender moedas antigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Pesquise o mercado e como estão sendo vendidas moedas iguais às suas.
  • Compre um Anuário de numismática para saber o valor de catálogo das suas moedas.
  • O valor dos catálogos de moedas nem sempre se aplicam na realidade. Uma moeda só tem esse valor se existir realmente alguém que o pague.