Como ver um eclipse

Como ver um eclipse

Quer ver um eclipse e não sabe exatamente do que precisa? O certo é que dependerá de que tipo de fenômeno astronômico se trate, ou seja, se é um eclipse solar ou lunar, uma vez que as considerações a ter em conta são diferentes. No entanto, deve extremar as medidas de segurança para visualizar um eclipse de Sol para evitar que a radiação possa danificar a nossa visão. Assim sendo, neste artigo de umComo explicamos-lhe detalhadamente como ver um eclipse solar e um eclipse lunar.

Como ver um eclipse solar?

Em primeiro lugar, devemos destacar que o eclipse solar é aquele que se produz no momento em que o Sol fica escondido pela Lua pelo fato de se situar alinhada entre o Sol e a Terra.

Assim sendo, este tipo de eclipse é o que precisamos de ter maiores precauções na hora de visualizar este fenômeno astronômico, visto que NUNCA devemos olhar diretamente para o Sol, uma vez que os raios ultravioleta são prejudiciais para os nosso olhos e visão. Do mesmo modo, também não serve usar os óculos de sol escuros nem truques caseiros como filmes fotográficos ou CD's, nem através de telescópios ou binóculos sem filtros especiais.

Para ver um eclipse solar com segurança poderá optar por:

  • Óculos de eclipse: tratam-se de umas lentes específicas e homologadas com filtro solar para proteger os nossos olhos. Recomenda-se um índice de opacidade de número 5 ou superior. Pode encontrá-los em óticas ou farmácias.
  • Filtros solares para telescópios e/ou binóculos: trata-se de umas lentes especiais com proteção contra os raios solares que poderá adaptar ao seu aparelho de visão astronômica para visualizar o eclipsem solar.
  • Projetor de Sol: pode optar por focar um espelho no sol e projetar um reflexo sobre uma parece branca para poder visualizar desse modo como se produz o eclipse solar sem olhar diretamente para o sol.
  • Observações astronômicas: os principais centros de astronomia costumam oferecer a possibilidade de visualizar os eclipses solares através de dos seus potentes dispositivos corretamente adaptados.
  • Através da Internet: vários sites permitem ver a retransmissão do eclipse do Sol ou inclusivamente vê-lo ao vivo.

Quanto aos vidros de soldar ou lentes de soldadura, um método caseiro muito conhecido para ver eclipses, os peritos afirmam que não se trata de um método totalmente seguro para a nossa visão, apesar de que alguns sites afirmarem que apenas o sejam os de calibre 14.

Como ver um eclipse Lunar?

No caso dos eclipses lunares, são aqueles que acontecem quando a Terra se situa alinhada entre o Sol e a Lua, de forma que a sombra do planeta escurece o seu satélite. Para conhecer mais detalhes, consulte também o artigo como acontece o eclipse Lunar.

No que diz respeito a ver um eclipse da Lua, devemos destacar que não é necessário nenhum tipo de precaução, visto que se veem de noite e nenhum tipo de luz poderá magoar os nossos olhos.

Deste modo, apenas será necessário que se afaste de zonas urbanas com luminosidade excessiva para poder ver melhor o eclipse da Lua, assim como também será apropriado usar um telescópio ou uns binóculos que permitam observar este fenômeno com maior detalhe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ver um eclipse, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.