Partilhar

Como viajar de graça

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como viajar de graça

Você adora conhecer sítios novos mas não tem grana para viajar? A boa notícia é que tem como viajar de graça, e neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe isso! Algumas das dicas são mais óbvias ou mais fáceis que outras, mas todas elas são válidas para o território brasileiro e, colocando-as em prática, você poderá se orgulhar se viajar sem pagar nada por isso! Seja esperto, procure pelas oportunidades certas e continue lendo este artigo para descobrir a resposta à sua questão!

Tenha uma boa razão

Se você pretende viajar de graça por uma razão realmente boa, como desenvolver um trabalho de freelancer, visitar sua família ou conhecer o país dos seus sonhos, você pode mobilizar as pessoas a financiarem sua viagem! A isso se dá o nome de crowdfunding e você pode fazê-lo através de um registo em sites tais como Indiegogo, GoFundMe, Kickstarter, Trevolta ou GiveForward, nos quais escreve um discurso mobilizador acerca do porquê de querer fazer essa viagem e partilha seu pedido de financiamento. Se você se sentir à vontade para escrever esse texto em Inglês, melhor ainda pois assim chegará até mais pessoas!

Como viajar de graça - Tenha uma boa razão

Passatempos e sorteios

Esteja atento a passatempos e sorteios que tenham como prêmio viagens ou estadias grátis, pois essa será uma excelente oportunidade de não gastar grana para passear um pouco! Procure essas iniciativas pela internet, nas páginas de Facebook de agências de viagens e hotéis, em blogs de viagens, sites de partilha de sorteios e passatempos, e não deixe também de visitar feiras de turismo, pois sempre existem essas oportunidades por lá!

Como viajar de graça - Passatempos e sorteios

Através da empresa

Não são poucas as vezes que empresas relacionadas com turismo ou eventos pedem a seus funcionários para viajar em trabalho para outros locais e, consequentemente, sem que eles tenham de pagar por isso. Muitas vezes o objetivo é ficar conhecendo esse local para escrever artigos, estabelecer contatos com clientes, promover a empresa, participar em feiras, etc. Consiga um emprego ou trabalho temporário em uma empresa do ramo turístico ou da organização de eventos, como os cruzeiros, e consiga também você viajar de graça!

Como viajar de graça - Através da empresa

Milhas aéreas

Se você já viajou muito no passado, consulte suas milhas aéreas de forma a perceber se juntou o suficiente para realizar uma viagem gratuita! Felizmente é possível também acumular milhas aéreas com compras junto das empresas parceiras, pagando com os cartões de bancos que ofereçam condições vantajosas nestes programas de fidelidade ou com os cartões de crédito das próprias companhias aéreas. Para ficar sabendo das condições e possibilidades visite os sites das principais companhias aéreas brasileiras.

Como viajar de graça - Milhas aéreas

Força Aérea Brasileira

Se você quiser passar pela experiência de viajar de avião gratuitamente, com o bônus de o fazer com a Força Aérea Brasileira (FAB), inscreva-se no Correio Aéreo Nacional e espere que o chamem para uma vaga, a qual você terá de ocupar imediatamente assim que tomar conhecimento (muitas vezes terá apenas 30 minutos).

Como viajar de graça - Força Aérea Brasileira

Espalhando cultura

Uma outra forma de conseguir viajar de graça, apesar de mais difícil, será através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. Para isso você terá de estar previamente inserido em algum tipo de projeto cultural, como música ou teatro, e depois terá de se inscrever para participar de cursos ou eventos ligados a essa atividade, torcendo para que o Ministério aprove seu pedido.

Como viajar de graça - Espalhando cultura

Pegue uma carona

Em sites de serviços de carona, como o Tripda e UniCaronas, você encontrará pessoas solidárias e generosas oferecendo carona para diversos locais. Você apenas terá de se cadastrar no site respetivo, pesquisar qual a rota que mais lhe agrada e entrar em contato com o condutor para ajustar os pormenores da viagem. Além de esta ser uma possibilidade válida de viajar de graça, é também um meio muito sustentável e amigo do ambiente!

Como viajar de graça - Pegue uma carona

Seja voluntário

Ser voluntário é uma excelente oportunidade para quem procura ocupar seu tempo livre, se encontra desempregado, gostaria de mudar de vida ou simplesmente tem gosto em ajudar os outros. Para conseguir viajar de graça através de um programa de voluntariado se inscreva naqueles que atuam a nível internacional, como acontece com os de missionários. Existem também projetos que promovem viagens, estadias e refeições gratuitas em troca de trabalho voluntário, como é o caso do WWOOF, Workaway e Helpx. O tipo de trabalho mais comum é a mão-de-obra em fazendas orgânicas, ranchos, hotéis e outros, as regalias estão associadas ao número de horas que você trabalha, existindo flexibilidade de horário.

Como viajar de graça - Seja voluntário

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como viajar de graça, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário sobre Como viajar de graça

Como viajar de graça
1 de 9
Como viajar de graça

Voltar ao topo da página