Partilhar

Como viajar de mochileiro

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 1 agosto 2018
Como viajar de mochileiro

Viajar de mochileiro é das maiores sensações de liberdade que pode ter, mas nem tudo é bom, também existem perigos nessa liberdade. Por isso deve ter certos cuidados na altura de viajar de mochileiro. Para viajar de mochileiro você precisa de um plano, um bom plano de viagem, deve também planejar a viagem consoante o seu orçamento, isso é fundamental. Não adianta querer viajar por 15 países em 15 dias. Para você conhecer todos os sítios que quer, precisa de muito tempo e muitas mais viagens. Tem que optar, fazer uma lista de prioridades e relaxe, você vai ter mais oportunidades de viajar, desfrute de cada viagem não querendo fazer tudo. Neste artigo do umCOMO, você vai descobrir como viajar de mochileiro e quais os cuidados que deve ter nas suas viagens.

Como viajar de mochileiro

Para começar convém planejar tudinho, escolha bem as cidades e os países que quer conhecer. Cubra uma pequena área a cada viagem que faça, e conheça mais daquela zona. Se for à Europa por exemplo pode aproveitar para conhecer 2 ou 3 países. Assim consegue escolher algumas cidades desses países que gostava de visitar. Fique uma semana mais ou menos em cada país, dependendo da dimensão do país e do seu interesse nele, claro. Escolha sempre países próximos, se não leva mais tempo em viagens do que a conhecer mesmo o país de eleição. Escolha a sua hospedagem e deslocações entre cidades e países conforme o seu orçamento. Se você tem pouco para gastar, deve iniciar esta aventura por países mais pobres, pois por norma são mais econômicos para quem vem de fora. Para quem viaja de mochileiro o ideal é ficar em albergues de juventude, pois assim conhece mais pessoas e cria laços de amizade e companheirismo para futuras viagens. Mas se o seu orçamento não lhe permite ficar num albergue, então pode optar pelo couchsurfing. Isto é, você poder dormir no sofá da casa de alguém que se disponibiliza a deixar-lhe dormir lá, sem cobrar um centavo por isso. É o método mais econômico e também muito usado por mochileiros. Quando souber os países que quer visitar deve se informar em fontes certificadas das exigências desses países para com os turistas, alguns países pedem certificados de saúde e boletim de vacinas em dia. Por vezes precisa mesmo de tomar vacinas especificas para poder entrar no país. Deve também arranjar um mochilão adequado ao tempo que vai ficar por fora e à zona onde você vai se aventurar. Se não conseguir comprar um mochilão novinho, tente pedir emprestado a um amigo ou então procure um em segunda mão, não desista desta aventura no primeiro contratempo.

Como viajar de mochileiro - Como viajar de mochileiro
Imagem: facilviagens.com

Cuidados a ter ao viajar de mochileiro

O primeiro e maior cuidado a ter é no orçamento, ir para uma aventura destas e não ter como se sustentar é complicado, caso você não esteja pronto para isso. Deve sentar-se em frente ao seu computador, pegar numa caneta e num caderno e pesquisar os custos médios da sua viagem. Faça um apanhado do preço total das suas deslocações, hospedagens, refeições, passeios e compras.

Se você optar por caronas, que é o meio de transporte mais usado por mochileiros, deve ter a noção que podem ocorrer imprevistos. Se é mulher e vai viajar sozinha deve ter especial cuidado, pois existem casos de pessoas que são violentadas. Escolha a sua carona com consciência, dê preferência a carros que tenham crianças, idosos ou casais.

Leve sempre primeiros socorros na mochila, para qualquer emergência. Dependendo do país que vai, deve levar filtro solar, chapéu ou roupas para se proteger do frio. Se for fazer grandes caminhadas deve levar todo o equipamento para sobreviver no caso de se perder.

Informe sempre algum amigo ou familiar para onde vai e como vai, assim caso haja algum problema, eles podem sempre pedir socorro por você.

Como viajar de mochileiro - Cuidados a ter ao viajar de mochileiro
Imagem: vaipraonde.blog.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como viajar de mochileiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário sobre Como viajar de mochileiro

Como viajar de mochileiro
Imagem: facilviagens.com
Imagem: vaipraonde.blog.br
1 de 3
Como viajar de mochileiro

Voltar ao topo da página