Como visitar a fábrica da Ferrari

Como visitar a fábrica da Ferrari
Imagem: motorsportmaranello.com

A Ferrari é um famoso fabricante de automóveis que surgiu em Maranello, Itália, pela mão de Enzo Ferrari. Os seus carros desportivos e de competição são reconhecidos em todo o mundo - sua cor vermelha e o motor potente são grandes destaques. Para os amantes de carros e automobilismo, a Ferrari é sempre uma referência e representa muitas vezes um sonho. Conhecedores da paixão de muitos por carros e pelo seu funcionamento, a Ferrari oferece a oportunidade de conhecer a sua história e o seu modo de fabrico, abrindo as portas do Museu e da Fábrica Ferrari.

Se você gostaria de ver de perto como se constroem os potentes carros desta marca, descubra neste artigo do umCOMO como visitar a fábrica da Ferrari.

Museu Ferrari: atrações

O "Musei Ferrari" fica localizado em Maranello, berço da Ferrari, no norte da Itália.

No "complexo Ferrari" você poderá conhecer o modo de fabrico de carros de competição e de turismo da marca, assim como a exposição de mais de 40 automóveis, inclusive carros de F1 usados em provas!

O Museu conta com diversas atrações, como por exemplo:

  • Pit Stop Experience: nesse setor do museu, o visitante pode simular uma das paradas de pit stop de uma corrida automobilística.
  • Ferrari Simulation Experience: o simulador da Ferrari permite que o visitante se sinta como um piloto de um circuito de Fórmula 1. Sem dúvidas é uma das melhores experiências do museu! Para utilizá-lo, é preciso reservar o simulador antecipadamente e pagar uma taxa pelo serviço.
  • Visita panorâmica à Fábrica Ferrari: os visitantes do museu podem contar com uma experiência única, que é ver como os famosos carros da marca são feitos - trata-se de uma visita feita em ônibus por dentro do complexo fabril, que leva cerca de uma hora. Confira o calendário com a disponibilidade de datas.
  • Café e restaurante: além da Ferrari, a Itália também é famosa por seus excelentes expressos e culinária. Por isso, não deixe de conhecer o café e restaurante que funciona no Museu Ferrari de Maranello.

Caso queira uma experiência mais exclusiva, você também pode reservar o espaço do museu para realizar algum evento. Saiba como aqui.

Infelizmente, o Museu Ferrari não disponibiliza visitas guiadas em português, mas é possível solicitá-las em inglês, italiano, francês, espanhol e alemão. O local é acessível para pessoas com necessidades especiais, tornando-o um espaço inclusivo a todos.

Atenção: para as visitas guiadas, o museu cobra uma taxa a mais, além do valor do passe individual. Fique atento!

Museu Ferrari: quando visitar?

A melhor maneira de fazer uma visita ao Museu Ferrari e à fábrica da Ferrari na Itália é agendando previamente para poder aproveitar as atrações ao máximo. O museu funciona nos seguintes horários:

  • De novembro a março, 9h30 às 18h
  • De abril a outubro, de 9h30 às 19h

Você pode comprar seus ingressos online ou no próprio museu, caso prefira. Os passes custam entre seis e dezesseis euros para a visita ao museu em Maranello, Itália.

Atenção: crianças de até cinco anos e pessoas com necessidades especiais não pagam taxas, e há descontos para estudantes e idosos com mais de 65 anos.

Como chegar ao Museu Ferrari

São várias opções para chegar até o museu Ferrari: o turista-visitante pode ir de carro ou de ônibus até o local. Siga nossas orientações a seguir:

  • De carro: o museu Ferrari fica localizado na Via Dino Ferrari, número 43. A melhor opção para o turista é utilizar o app Waze para encontrar o local. Confira as dicas em nosso artigo como usar o Waze.
  • De ônibus: há uma linha especial que faz o trajeto da estação de Modena até o Museu Ferrari. No entanto, os bilhetes precisam ser comprados antecipadamente. Também é possível pegar um ônibus até o museu na Piazza XX Settembre, em Bolonha.

Lembre-se ficar atento ao horário de funcionamento do museu para não perder a viagem!

Pontos turísticos em Modena (perto de Maranello)

Em Maranello, as opções de lazer e turismo ficam restritas à fábrica e o museu Ferrari. No entanto, você também pode conhecer a cidade de Modena, local de charme medieval que fica a cerca de 15 quilômetros da cidade-sede da empresa automobilística. A vizinha conta com muitas opções para os turistas! Confira nossa lista de sugestões sobre o que fazer em Modena:

  • Piazza Grande: a "praça central" de Modena é uma atração imperdível para os turistas que visitam a Itália. Lá é possível conhecer a catedral da cidade e relíquias do século XV.
  • Torre de Ghirlandina: a torre em estilo gótico é uma das construções mais antigas da cidade. Aproveite para visitar o seu interior e ver lindos afrescos do período renascentista italiano.
  • Osteria Francescana: para aqueles viajando com um pouco mais de dinheiro, é impossível não deixar de conhecer este que é um dos melhores restaurantes do mundo de acordo com a crítica especializada. Se esse não for o caso, tudo bem! Modena é um importante pólo gastronômico italiano e é possível provar bons pratos sem desembolsar tanto dinheiro.

Museo Enzo Ferrari em Modena

Se estiver em Modena e ainda quiser conhecer mais sobre o universo Ferrari, uma boa pedida é visitar o Museu Enzo Ferrari. Dedicado à vida do fundador de uma das mais famosas companhias automobilísticas do mundo, este museu é imperdível para todos aqueles que amam carros.

A melhor maneira de fazer uma visita ao Museu Enzo Ferrari é agendando previamente sua visita. Assim como o Museu Ferrari, ele funciona nos seguintes horários:

  • De novembro a março, 9h30 às 18h
  • De abril a outubro, de 9h30 às 19h

É possível comprar os ingressos pela internet. Fique atento: o museu não funciona no dia 25 de dezembro e no dia 1 de janeiro.

Para chegar lá, já estando em Modena, recomendamos que você programe o GPS do seu carro para o guiar até a Via Paolo Ferrari, 85 - este é o endereço do museu Enzo Ferrari. Lá é possível desfrutar de uma corrida no autódromo de Modena por um preço mais acessível.

Sugestão: Como visitar a fábrica da Coca-Cola

Imagem: modenatur.it

Passaporte: Ferrari & Pavarotti Land Passport

O passaporte Ferrari & Pavarotti tem um excelente custo benefício para quem curtir um dia em Modena e Maranello. Você pode adquiri-lo por 48 euros e ele vale por um dia. Com o passaporte, é possível ter acesso ao Museu Ferrari e ao Museu Enzo Ferrari, além de outras atrações da região, como por exemplo:

  • Visitas guiadas e degustações em restaurantes credenciados, para conhecer e apreciar a culinária da região;
  • Conexões de ônibus entre as estações de Modena e de Bolonha;
  • Você também pode reservar seu passaporte online;
  • Visita ao museu Luciano Pavarotti.

Leia também: Quais são as melhores praias da Itália

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como visitar a fábrica da Ferrari, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Conselhos
  • O museu está aberto todos os dias, exceto no Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1 de janeiro).
  • Os proprietários de um carro Ferrari podem conhecer a linha de montagem da empresa. Sem dúvidas, uma experiência imperdível!
  • Não deixe de visitar também a Loja Ferrari, que conta com diversos acessórios da marca e também lembrancinhas.