Viajar para América do Sul

Como visitar a Floresta Amazônica? - Experiências imperdíveis

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 7 setembro 2017
Como visitar a Floresta Amazônica? - Experiências imperdíveis

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, tem uma proporção que ocupa um tamanho que ultrapassa ao da Europa Ocidental e é quase igual ao dos Estados Unidos. Por se tratar da ecossistema com maior biodiversidade tropical no planeta, já se sabe que temas diversos rondam a Amazônia, inclusive quando se trata do turismo. A menos que você compre um pacote turístico fechado, planejar uma viagem à maior floresta tropical do mundo pode despertar dúvidas e incertezas. É por isso que o umCOMO reuniu informações para te responder como visitar a Floresta Amazônica.

Também lhe pode interessar: Como visitar o Allianz Parque

Índice

  1. Turismo na Floresta Amazônica
  2. Viagem para Amazônia: dicas para chegar lá e conhecer
  3. Amazônia e o turismo ecológico - 5 passeios essenciais

Turismo na Floresta Amazônica

Apesar de 60% da Floresta Amazônica estar no território brasileiro, conhecer a Amazônia também pode ser parte do roteiro de uma viagem internacional a países como Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Mesmo no Brasil, vale frisar que o turismo de Floresta Amazônica não necessariamente precia ser no estado da Amazônia, mas também pode ser no Pará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima - ainda que os passeios mais famosas se concentrem no estado amazônico e alguns no Pará.

De qualquer forma, a grandiosidade do ecossistema implica a consciência de que a Floresta Amazônica será sempre diferente em cada parte que for visitada. No Brasil, as experiências turísticas amazônicas mais conhecidas não são o passeio mais barato dentre as possibilidades do turismo nacional, mas trata-se daquele tipo de experiência que marca a vida de quem teve o privilégio de conhecer.

Prós e contras do turismo na Amazônia

O turismo em qualquer lugar do mundo pode ter um impacto negativo quando não é bem administrado. No caso da Amazônia, apesar de a atividade turística já existir por lá, trata-se ainda de um turismo que ou é considerado elitista ou muito aventureiro e, de certa forma, arriscado. Isso porque o destino não é totalmente acessível no Brasil por conta de fatores como:

  • Voos caros até Manaus ou outras capitais
  • Hospedagem: resort na selva, hotel na cidade, ou em um cruzeiro;
  • Necessidade de um guia ou de contratar passeios para contemplar as atrações locais.

Por enquanto, embora já hajam estudos desanimadores quanto ao estrago do desmatamento relacionada à pecuária e outras causas, ainda não há dados concretos sobre o bem ou mal que o turismo local traz à região. Fato é que quem viaja pela Amazônia deve ter o mínimo de consciência de que apesar da estrutura, esta será uma viagem para conhecer a selva e os principais passeios consistem em simplesmente contemplar a natureza, o que também é conhecido como turismo de contemplação.

Veja também: Como viajar pelo Brasil gastando pouco

Viagem para Amazônia: dicas para chegar lá e conhecer

O principal ponto de partida para explorar o turismo amazônico brasileiro é a capital do estado da Amazonas: Manaus. A cidade tem aeroporto que recebe voos de diversas cidades brasileiras e também voos internacionais, o que facilita o começo da sua viagem.

A partir daí, você tem a opção de se hospedar na própria capital e escolher passeios 'bate-volta', estilo excursão, ou seguir para um hotel de selva, que são hospedagens no meio da selva com infraestrutura e que muitas vezes já oferecem os passeios. Nesses casos, os próprios hotéis costumam incluir o transporte do hotel até o local ou passam as coordenadas exatas para que você chegue em segurança.

Viagem pela amazonia de barco

Outra opção muito conhecida são os cruzeiros pelo Rio Amazonas, que por si só já é uma atração. Afinal, estamos falando de navegar por um dos maiores rios do mundo. Os cruzeiros amazônicos são uma experiência de conforto para quem quer se aventurar pela Amazônia mas não tanto.

Bem maiores que barcos de pesca, bem menores que cruzeiros transatlânticos, os cruzeiros amazônicos oferecem todo o conforto de um hotel urbano com serviço 'all inclusive' que te permite provar da culinária local.

Além da contemplação da natureza presente em todo o percurso, a maioria destes cruzeiros também oferece as atividades que um hotel de selva ofereceria: caminhadas de observação pela selva, pesca de piranhas, observação de jacarés, pássaros e vitórias-régias e visita a comunidade de ribeirinhos, povos que moram nas margens dos rios e adaptam seu estilo de vida ao ambiente.

Você pode contratar esse tipo de viagem em agências de turismo ou pela internet.

Hospedagem em aldeias indígenas

Algumas agências especializadas proporcionam a experiência de poder se hospedar por alguns dias com uma tribo indígena e fazer uma imersão a sua cultura. Por razões óbvias, nem todas as aldeias estão abertas a este tipo de experiência. Se você se interessa pela ideia, procure uma agência especializada em turismo consciente.

Veja também: Como viajar de carona pelas estradas do Brasil

Como visitar a Floresta Amazônica? - Experiências imperdíveis - Viagem para Amazônia: dicas para chegar lá e conhecer

Amazônia e o turismo ecológico - 5 passeios essenciais

Ecoturismo, por definição, é o turismo que respeita o equilíbrio do meio ambiente e promove a educação ambiental. Os passeios imperdíveis na Amazônia são:

Encontro das Águas

Um dos passeios mais conhecidos para quem faz turismo na Amazônia é o encontro das águas ácidas e escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões, formando o Rio Amazonas. Diversas agências promovem esse passeio a partir de Manaus, apenas tenha certeza que a empresa que você escolheu é certificada, para evitar dor de cabeça.

Nadar com botos

Os botos-cor-de-rosa fazem parte das vasta flora amazônica e nadar ao lado deles é uma experiência possível. Para conseguir isso, é preciso contratar uma agência certificada que além de te manter em segurança, também preservar a natureza e bem estar deles.

Comunidades ribeirinhas

Conhecer o modo como as pessoas se organizam longe da cidade e à beira de um dos maiores rios do mundo é uma experiência que te fará repensar seu estilo de vida. As casas em palafitas e todo uma cultura que é ditada pela cheia ou seca do rio faz deste um passeio imperdível.

Observação da fauna e flora local

Não deixe de fazer algum passeio cujo objetivo seja unicamente contemplar a natureza. Pode ser observação vitórias-régias, jacarés, assistir as aves ou alguma trilha guiada pela mapa.

Visitar uma reserva indígena

A região norte do Brasil concentra a maior parte da população indígena do país. Muitas das reservas recebem visitantes para uma experiência que mostra um lado muitas vezes esquecido ou estereotipado da cultura brasileira. Informe-se sobre as tribos que recebem turistas e as condições do passeio.

Sugestão: Os 10 lugares mais baratos para viajar no Brasil

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como visitar a Floresta Amazônica? - Experiências imperdíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como visitar a Floresta Amazônica? - Experiências imperdíveis