Desafios em família

Desafios em família

Enfrentar desafios divertidos em família é um método educacional útil para aumentar a criatividade e as habilidades de todos os membros, mas é especialmente essencial para os membros mais jovens da família. A partir de desafios culinários, desafios de linguagem e muito mais, a família se reunirá para se divertir, estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Além disso, para aprimorar outros aspectos importantes, como equilíbrio e coordenação, os desafios esportivos são ideais para melhorar as habilidades motoras do corpo. Isso ajuda a promover o exercício físico em adultos e crianças. Se você quer descobrir 10 desafios em família, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Experimentar pratos diferentes

O paladar das crianças necessita desenvolver diferentes estímulos, por isso propomos uma atividade que consiste em degustar diversos pratos com os olhos fechados ou com um lenço que cubra a visão. Desta forma, irá envolver os menores, pois eles vão tentar adivinhar quais os alimentos que contém o prato, podendo até ajudar prepará-los.

E para adicionar um componente competitivo a este desafio em casa, crie rodadas no jogo para que cada membro adivinhe qual é o prato. Quem tiver mais acertos, ganha! Os desafios individuais para fazer em casa também são divertidos, mas são mais completos se feitos em grupo, este é um exemplo claro.

Saltar 15 vezes em uma perna só

Trata-se de pular com uma perna enquanto segura a outra com as mãos, evitando que uma das pernas se apoie no chão. Com este exercício você vai estimular o equilíbrio corporal e o controle dos espaços. Você deve fazer isso primeiro com uma perna e depois com a outra.

E para dar mais diversão aos desafios para fazer em casa, defina um número específico de saltos para ver quem é capaz de atingir a meta ou quem consegue dar mais saltos em um curto período de tempo. Neste caso estabelecemos 15 saltos.

Fazer artesanato de Origami

Entre os desafios para fazer com crianças, o artesanato é sempre uma aposta segura. Além disso, fazer figuras de Origami estimula a criatividade. Ressaltamos que na internet você encontrará muitos exemplos para que cada membro da família tente reproduzir uma figura diferente.

De qualquer forma, você também pode competir fazendo a mesma figura para ver quem faz melhor ou até mais rápido. Você tem coragem?

Criar uma história fictícia

Criar histórias em família incentiva a criatividade e o pensamento das crianças da casa. Cada participante deve contribuir com algum conteúdo até que a história seja concluída. Para fazer isso de maneira ordenada, você pode completar a história em várias rodadas. Além disso, você pode imaginar os protagonistas e o lugar. Assim, cada um poderá contribuir com sua imaginação para o fim da história.

Cozinhar receitas diferentes

Para ensinar e aprimorar as habilidades culinárias das crianças, entre os desafios em família, cozinhar é um dos mais divertidos. Além disso, são muitas opções, já que inclusive você pode inventar uma receita e experimentar novos sabores. Em qualquer caso, a intenção é que os menores estejam ativos na cozinha e desempenhem várias tarefas, como, por exemplo, fazer uma mistura de ingredientes ou ficar encarregados de decorar a preparação. Desta forma, sua agilidade e criatividade também serão estimuladas. O que você acha desses desafios para fazer com crianças?

Desenhar em família

As crianças geralmente são apaixonadas por desenhar, então eles não vão colocar nenhum impedimento ao desenho em família. É uma atividade ideal para testar o seu lado mais criativo, sendo um canal para expressar sentimentos e emoções. O desafio é fazer um belo desenho por todos da família. Cada membro contribuirá com alguns detalhes para aperfeiçoar a ilustração. Primeiro você deve escolher o tema do desenho e, depois, a imaginação se encarregará de modelá-lo. Esses desafios para fazer em casa são muito divertidos!

Descobrir trava-línguas

Os trava-línguas são um clássico para o desenvolvimento linguístico e o pensamento crítico, mas com um componente adicional de diversão. Cada membro da família deve repetir o mesmo trava-línguas sem cometer erros: o vencedor será aquele que disser mais rápido e com mais clareza. Para aumentar progressivamente a complexidade do desafio, comece com trava-línguas simples e vá aumentando a dificuldade. Esse também serve como opção entre os desafios para fazer com os amigos!

Brincar de imaginar

Trata-se de perguntar a cada membro da família que animal seria ou quem ou o que se tornaria, por exemplo, um alimento, país, planeta ou qualquer categoria que você possa imaginar. É um desafio perfeito para as crianças ampliarem o vocabulário, ajudando-os a se conhecerem melhor. Para adicionar mais dificuldade ao jogo, você pode praticar em outro idioma para que as crianças aprendam novas palavras e revisem o vocabulário.

Criar um novo instrumento musical

Inventar um instrumento musical para que os pequenos de casa possam tocá-lo é outra forma de aproveitar o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico das crianças. E embora você possa buscar ideias na internet para criar um novo instrumento, pode optar por chocalhos feitos com garrafas cheias, por exemplo: você pode enchê-las com feijões ou areia da praia, também pode fazer tambores com copos plásticos. Até mesmo uma guitarra com cordas esticadas em uma madeira.

O que você acha desses desafios fáceis em família? Com esses desafios em família, você fará com que crianças e adultos se divirtam! E, se você também deseja conhecer mais Jogos em família em casa e brincadeiras em família, recomendamos que leia estes outros artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Desafios em família, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.