O que é melhor, andar ou correr na chuva?

O que é melhor, andar ou correr na chuva?
Imagem: noticiasdoacre.info

Pois é, em época, é bom estar preparado para quando houver necessidade de pegar uma chuvinha, já que mesmo quando nos preparamos, saímos com guarda-chuvas ou corremos para uma área coberta, cedo ou tarde teremos que pegar uma garoa. Neste caso, muita gente se pergunta, para se molhar menos o que é melhor, correr ou andar na chuva?

Neste artigo, umComo te responde a esta pergunta, mas saiba desde já que depende da situação, depende da intensidade da chuva e de mais alguns fatores. Continue lendo o nosso artigo para saber mais sobre o assunto.

Fatores que nos molham

Os fatores que mais influenciam na quantidade de chuva que você pega e o quão molhado você pode ficar durante uma corridinha na chuva são: a intensidade, a distância percorrida, o tempo de baixo da água e a área do corpo. Mas não podemos esquecer que o ângulo da chuva também influencia, por exemplo, se a chuva vem de frente, de cima, ou de costas, e isso já não podemos controlar, pois depende do vento, e quem já tomou chuva sabe como é ruim quando ela vem de frente. Quanto mais inclinado o ângulo de chuva vertical, mais chuva se toma. Por via das dúvidas, não tem jeito, tem que andar com guarda-chuva.

Para chuvas moderadas

Se a chuva é fraca ou moderada e não está ventando muito, a melhor coisa é a andar. Assim a chuva cai reto e você mal molhará o peito e as costas, mas molhará a cabeça e os ombros, o que ainda compensa, pois menos gotas o atingirão pelo percurso. Se você correr, ou seja, aumentar a sua velocidade, você se molhará mais porque será atingido por gotas na parte frontal também.

Protegendo o penteado

Agora, se você quiser salvar a cabeça e o penteado, o melhor a se fazer é correr, mesmo com chuva moderada. Para ajudar, tente proteger a cabeça com as mãos, pastas ou qualquer coisa que possa protegê-la. Assim, a chuva atingirá mais a parte frontal do corpo, atingindo o peito e os ombros.

Gordo ou magro?

Lembra que falamos sobre a área do corpo? Pois é, se você tem uns quilinhos a mais, saiba que irá se molhar mais, também. A melhor coisa é correr, para ficar o menor tempo possível de baixo da chuva. Se este não for o caso, se você for bem magrinho, na verdade, a melhor coisa a se fazer é andar mesmo, já que a chuva não vai ter muito o que molhar.

Chuvas fortes

Quando a chuva for realmente forte, não tem jeito, correr ou andar, dá no mesmo; correndo você fica menos tempo de baixo da chuva, mas toma mais chuva durante este período por causa da velocidade; andando, toma menos chuva, mas fica mais tempo de baixo da chuva, ou seja, dá no mesmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é melhor, andar ou correr na chuva?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.