O que é o Geocentrismo

O que é o Geocentrismo
Imagem: pixelgrafias.blogspot.com

Tendo sido a primeira teoria formulada sobre o universo e os planetas, o Geocentrismo defendia que a Terra estava estática no centro do Universo e que o Sol e os outros corpos celestes giravam em torno dela.

Esta teoria foi apoiada pela Igreja e defendida durante muitos anos por vários estudiosos, sendo o mais conhecido Aristóteles.

Continue lendo esse artigo de umComo.com.br e saiba o que é o Geocentrismo.

A Origem

Havia entre os filósofos gregos a crença de que, qualquer material, se dividido em várias partes, resultaria em uma matéria única, comum a todos, à qual chamaram "indivisível" ou átomo, nascendo a teoria atômica, que defendia que qualquer material tinha a sua origem em uma mesma matéria, comum a todos os objetos.

Na busca por um aprofundamento desta teoria, surge Empédocles de Agrigento que propõe que não haja uma única matéria, mas sim 4 elementos primordiais dos quais todas as coisas são feitas - ar, terra, água e fogo. Sendo que os elementos opostos nunca se poderiam juntar, como a água e o fogo ou a terra e o ar.

Dando continuidade a esta nova hipótese, Euclides afirma que estes 4 elementos da Natureza tendem a agrupar-se em esferas. A esfera mais pesada, feita de terra, ficaria no centro, envolta em uma esfera de água, que seria envolvida em uma esfera de ar e esta, por fim, estaria rodeada por uma esfera de fogo.

Transpondo esta teoria para a astronomia, Euclides afirma que a esfera de terra seria o nosso planeta, a esfera de água, os mares e oceanos que nos rodeiam, a esfera de ar a atmosfera circundante e, a esfera de fogo, teria sido arrebatada para um só lado, formando um grande bloco, o sol, e outro mais pequeno, a lua e as estrelas.

Estes giravam em torno da Terra, contudo, havia uma entrave nesta teoria: as outras 7 "estrelas", os planetas, não giravam à mesma velocidade, pelo que foram chamados de "andarilhos".

Imagem: ventosdouniverso.blogspot.com

A teoria

Cláudio Ptolemeu estudou e aprofundou as teorias que já haviam sido formuladas e, baseando-se nas mesmas, aperfeiçoou e estabeleceu o primeiro modelo geocêntrico que seria acreditado e tomado como certo por mais de um milênio, tendo sido inclusive defendido pela Igreja Católica.

Assim, Ptolemeu defendeu que em torno da Terra giravam sete planetas: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Contudo, cada planeta girava também em torno de um pequeno ciclo - o epiciclo, tendo cada planeta o seu próprio epiciclo. O centro do epiciclo mover-se-ia em um círculo maior - o deferente, sendo que a Terra ficaria um pouco afastada do seu centro.

Esta teoria predominou durante 1400 anos, até ser colocada em causa por Copérnico, com a sua teoria Heliocêntrica.

Imagem: educar.sc.usp.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o Geocentrismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.