O que fazer no dia das crianças

O que fazer no dia das crianças

Quando esta data está chegando, vem com ela a famosa dúvida: o que fazer no dia das crianças? Pensando em não te dar dor de cabeça e te ajudar a pensar o que fazer com a criançada no dia delas, elaboramos este artigo.

Aqui vamos reunir dicas e sugestões de brincadeiras, jogos, atividades ao ar livre, atividades para fazer dentro de casa e muito mais. Quer garantir a diversão da criançada e proporcionar um dia das crianças inesquecível a elas? Então, continue lendo este artigo do umCOMO.

O que fazer no dia das crianças para ser inesquecível

Todo mundo já foi criança um dia e se lembra da magia que o dia das crianças carrega. Se você tem crianças em casa, com certeza sabe da importância de fazer do dia delas especial! No entanto, nem sempre estamos em dias muitos criativos para bolar brincadeiras e uma programação completa para o dia das crianças. Por isso, nós do umCOMO preparamos estas dicas sobre como planejar um dia das crianças inesquecível.

Avalie as atividades preferidas

Primeiramente, é necessário avaliar quais são as atividades preferidas das suas crianças, afinal, o dia é delas! Elas gostam mais de passear em parques ou em shoppings? A brincadeira ou jogo favorito delas é virtual ou ao ar livre? O que elas gostam de comer? Qual é o programa de TV que elas mais assistem? Elas pediram algum presente específico recentemente? É importante levar todas essas perguntas em consideração.

Planejamento do dia das crianças: crie um roteiro

Depois de ter feito essa reflexão, é hora de planejar o dia. Vamos supor que as crianças gostam de parques, tem como brincadeira favorita o jogo de balão d'água ao ar livre, gostam de comer estrogonofe e assistir clássicos da Disney. Pronto! Você já tem o roteiro perfeito para dia das crianças completo e divertido, que se dividiria da seguinte forma:

  • Café da manhã: o dia iniciará com um café da manhã gostoso e reforçado;
  • Passeio ao ar livre: em seguida, um passeio no parque com parada obrigatória para guerra de balões.
  • Almoço com direito ao prato preferido: já em casa, para não ficarem molhados na rua, vocês podem almoçar a comida preferida das crianças.
  • Hora da pipoca: depois, coloquem para assistir aos filmes que elas escolheram.
  • Presentes e lanchinho: quando escurecer, é hora dos presentes! Um lanche também cai bem para finalizar o dia com alegria.

Essa é uma programação completa, divertida e econômica, além de poder ser adaptado ao gosto das crianças que vão participar do dia. Aposto que a criançada vai adorar!

Brincadeiras para o dia das crianças ao ar livre

Há brincadeiras que são mais divertidas em grupos grandes, então por que não chamar amiguinhos para aproveitar este dia juntos? Vocês podem marcar de se encontrar em um parquinho ou em uma quadra. Assim, as crianças conseguem brincar e se divertir bastante! A seguir, apresentaremos uma lista de brincadeiras em grupo para dia das crianças.

Pique-pega

Clássico entre a criançada, é uma brincadeira bem simples, mas que exige energia e fôlego, algo que não falta na garotada, né? Para brincar, pode-se tirar na sorte a pessoa que vai ter que "pegar" as outras. A apanhadora deve correr atrás das outras crianças e tentar encostar nelas. Quem for "pega" automaticamente vira a nova apanhadora.

Pique-esconde

Uma criança escolhida aleatoriamente deve contar até 30 de olhos fechados encostada no lugar que será o "pique" enquanto as outras pessoas se escondem. Depois, ela deve sair para procurar. Sempre que encontrar deve correr até o pique e dizer "1, 2, 3" + o nome da pessoa. Se pelo menos alguma criança for pega, a criança que contou não precisa contar de novo.

Pique-bandeirinha

Essa é uma das mais divertidas. Para brincar de pique bandeirinha é necessário que sejam criados dois "times". Cada um terá um campo e uma bandeira para proteger. O objetivo do jogo é roubar a bandeira do time adversário sem ser pego no campo oposto, ou seja, é necessário que a criança adentre o campo inimigo, roube a bandeira e volte para seu próprio campo sem que ninguém do outro time a pegue. Exige agilidade e estratégia, dessa forma, é mais adequada para crianças maiores.

Pique-alto

Esta brincadeira se assemelha com o pique-pega, com a diferença de que ninguém pode ser pego se estiver no alto. A apanhadora deve correr atrás das outras crianças e tentar pegá-las, mas se elas subirem em alguma superfície, como um banco, por exemplo, estão no "pique" e não podem ser pegas. No entanto, é permitido ficar apenas por 5 segundos em cima dos lugares, assim, o jogo fica mais competitivo e interessante.

Brincadeira 7 pecados

Para brincar de 7 pecados será necessário uma bola e um lugar espaçoso. O jogo começa com a seleção de uma categoria como "cidades", por exemplo. Uma criança escolhida aleatoriamente deve ficar com a bola em mãos afastada das outras participantes, que estarão reunidas escolhendo nomes de cidades.

Depois, apenas uma das crianças fala em voz alta todos os nomes, sem que a pessoa com a bola saiba quem escolheu cada um deles. Em seguida, a criança arremessa a bola para cima enquanto grita o nome da cidade escolhida. A pessoa que é "dona" daquela cidade deve correr em direção à bola enquanto todas as outras pessoas se afastam e gritam "sete pecados" quando tiver com a bola em mãos.

Depois, ela deve dar até 7 passos e tentar acertar alguém. A criança acertada ganha 1 pecado, mas caso ninguém seja acertado, o pecado fica com a pessoa. Perde quem chegar a 7 pecados mais rápido.

Queimada

A queimada é um jogo bastante popular, principalmente quando pensamos na fase escolar. No entanto, nem sempre nos lembramos das regras da queimada, que podem ser encontradas nesse outro artigo do umCOMO.

Também pode ser uma boa ideia fazer uma gincana. Neste outro artigo do umCOMO, ensinamos 20 brincadeiras para gincana infantil. Além disso, brincadeiras com bola são sempre bem-vindas, então que tal este artigo sobre 10 brincadeiras com bola?

Se você quiser ver as regras detalhadas das brincadeiras ao ar livre sugeridas aqui, elas podem ser encontradas neste outro artigo, além de outras sugestões divertidas e interessantes.

Se você quer sair de casa, mas não está um bom dia para brincar ao ar livre, uma sugestão interessante de passeio no dia das crianças é ir ao boliche.

Atividades diferentes para o dia das crianças em casa

Se as suas crianças não gostam tanto de brincadeiras ao ar livre e são mais caseiras, você pode fazer um dia de jogos em casa, que tal? O conforto do lar permite que vocês joguem tanto jogos eletrônicos, como videogames, quanto jogos de tabuleiro. Aqui deixamos algumas dicas para o dia das crianças em casa.

Mini chefs

Seu filho(a) gosta de cozinhar? Brincar de cozinhar o prato preferido dele(a) pode ser uma grande ideia. Dá também para aprender uma receita diferente e fazer da brincadeira algo proveitoso, já que o que for preparado pode ser o menu do dia.

Jogos de tabuleiro

Passar o dia jogando jogos de tabuleiro, além de divertido, estimula a parte cognitiva das crianças. Separe os jogos preferidos e boa diversão!

Oficina de brinquedos

Use material reciclável para fazer uma oficina de brinquedos. Além de divertido, estimula as crianças a serem conscientes em relação ao meio-ambiente.

Cabana de lençol

Montar uma cabana e lençol e depois assistir a filmes dentro dela, pode ser um combo de diversão perfeito! Neste outro artigo do umCOMO ensinamos como fazer uma cabana de lençol e decorá-la para a brincadeira do dia das crianças ficar ainda mais divertida.

Importância da brincadeira para a criança

Pensar em o que fazer no dia das crianças é importante, já que ter uma programação pré-estabelecida pode ser muito eficiente e quebrar um galho daqueles, mas é sempre bom deixar as crianças brincarem livremente, principalmente neste dia.

Crianças são muito criativas e muitas vezes não precisam de ajuda para escolher a brincadeira que farão, no entanto, você pode ajudar pensando no lugar ideal para que elas possam brincar do que quiserem, sem que haja muitos empecilhos.

A brincadeira é imprescindível para o processo de aprendizagem infantil. Dessa forma, deve ser viabilizada. Se você puder participar também, melhor ainda, já que a participação ativa na brincadeira aumenta a conexão entre vocês, além de estimular a autoconfiança da criança.

Lugares para ir no dia das crianças

Se a ideia é fazer algo diferente, deixamos aqui algumas sugestões de lugares para ir no dia das crianças:

  • Teatro;
  • Parques naturais;
  • Parques de diversão;
  • Cinema;
  • Boliche;
  • Pequena viagem bate-volta;
  • Piscina;
  • Zoológico;
  • Oficinas de dia das crianças promovidas pela sua cidade;
  • Casa dos amiguinhos;
  • Cachoeiras;
  • Fazer um piquenique no parque.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer no dia das crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.