Partilhar
Partilhar em:

O que fazer se perder as malas no aeroporto

Passo a Passo
Avaliação: 4,5 (22 votos)
6 vezes partilhado

Esse momento em que se encontra junto à passadeira, à espera da sua bagagem depois de uma viagem e vê que saem e saem malas, e nenhuma é a sua e passam os minutos, cada vez há menos pessoas à sua volta e você fica cada vez mais angustiado, até que admite que é definitivo, que a sua bagagem não aparece e que se pode ter extraviado ou ido parar ao outro lado do mundo. Esta história não faz parte de um pesadelo, é certamente uma experiência desagradável à qual ninguém está isento, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para saber o que fazer se perder as suas malas no aeroporto.

Também lhe pode interessar: O que fazer se perder o avião
Instruções:
1

A primeira coisa que deve saber é que os seus direitos como passageiro perante esta situação estão descritos na Convenção de Montreal, que se aplica a todas as companhias da União Europeia e aquelas que não sejam da UE mas que realizem voos entre países membros.

2

Se a sua bagagem desaparecer deve dirigir-se imediatamente ao balcão da companhia com que viajou, para preencher o formulário de reclamação PIR (propriedade de irregularidade de bagagens) onde fará a sua reclamação oficial. Junto a este documento deve apresentar o cartão de embarque e os bilhetes de bagagem.

Fonte: blogdoxan.com.br
3

A companhia aérea tem um determinado tempo para lhe dar alguma informação sobre a sua bagagem, 10 dias em casos de voos nacionais e 21 dias em caso de voos internacionais. Durante este tempo devem devolver as suas malas ou declarar definitivamente o seu desaparecimento.

Fonte: viajenaviagem.com
4

NUNCA inclua objetos de valor na sua bagagem a menos que os tenha assegurado ou tenha feito uma declaração de valor perante a companhia aérea. Isto é importante porque se o que leva na mala excede a taxa máxima que a companhia aérea pode pagar, então deve dá-lo como perdido.

5

A companhia aérea tem um prazo máximo de 31 dias para responder perante qualquer indemnização.

6

Se a mala se perdeu chegando ao destino, a companhia aérea apresenta diferentes soluções desde oferecer-lhe um necessaire com produtos de primeira necessidade ou dar-lhe dinheiro no caso de ter que comprar roupa porque perdeu tudo com a sua bagagem. Deverá guardar todas as faturas e informar-se bem, pois cada companhia tem as suas políticas.

7

É muito importante que sempre que levar consigo bagagem de mão, guarde nela alguns artigos de primeira necessidade, como roupa interior e pelo menos duas ou três mudas de roupa, isto pode ajudá-lo a passar pelo menos uns dias enquanto a sua bagagem não aparece, pois são realmente poucas as vezes que a bagagem desaparece completamente.

Fonte: mauriciacrisostomo.com.br
8

Evitelevar joias, aparelhos eletrônicos dispendiosos e qualquer outro objeto de valor excessivo na sua mala. Se pretende viajar com eles faça-o sempre na sua bagagem de mão para que estejam sempre ao seu alcance.

9

Nos casos mais graves, em que o prejuízo é maior pode inclusivamente interpor uma ação judicial, para isso tem até dois anos depois do incidente.

10

Estas medidas também se aplicam no caso de deterioração ou abertura da bagagem.

11

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que fazer se perder as malas no aeroporto, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Conselhos
  • Quando viajar, sobretudo com escalas, certifique-se que tanto o bilhete que você recebe como o que é posto na mala tem as indicações do seu destino final, caso detecte algum erro neste ponto evitará que a sua mala fique perdida num destino diferente do seu.
  • Viaje sempre com bagagem resistente, deste modo evitará que a mesma se estrague.
  • Lembre-se que ao viajar ninguém está isento de passar por esta desagradável experiência, por isso tenha muita paciência e esclareça-se a respeito dos seus direitos verificando a Convenção de Montreal.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que fazer se perder as malas no aeroporto

Fonte: blogdoxan.com.br
Fonte: viajenaviagem.com
Fonte: mauriciacrisostomo.com.br
1 de 4