Partilhar

O que posso trazer na mala do exterior

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 18 agosto 2017
O que posso trazer na mala do exterior
Fonte: taviagens.com.br

Viajar para o exterior, quase sempre significa que você vai voltar com o dobro das coisas que levou na sua mala. Com preços mais atrativos fica difícil resistir a roupas, maquiagem, calçados ou a equipamentos eletrônicos bem mais baratos. Mas na hora de fazer as compras e de passar na alfândega surge sempre a dúvida se aquilo que compramos pode ficar retido e se temos de pagar impostos. Para esclarecer as suas dúvidas e para evitar surpresas quando chegar ao aeroporto, em umComo vamos lhe explicar o que pode trazer na mala do exterior.

Também lhe pode interessar: Como fazer a mala para um cruzeiro
Passos a seguir:
1

Existe uma cota limite de gastos para que o viajante não precise de pagar impostos. Se viajar de avião esse limite é de US$ 500, por via marítima, terrestre ou fluvial esse limite é de US$ 300. Por isso, se quiser evitar uma despesa extra, siga à risca estes valores.

2

Caso adquira produtos eletrônicos, como celulares, câmeras fotográficas ou MP3 não precisa de os declarar à Receita Federal ao voltar ao Brasil. Esta regra só é válida caso traga apenas uma unidade de cada produto, já fora da embalagem e já usada durante a viagem, pois assim são considerados bens de uso pessoal e não para venda. Estes produtos não entram na cota limite dos US$ 500, por isso pode trazer um valor superior nestes produtos eletrônicos. No entanto, vídeo games, filmadoras e notebooks não entram nessa regra, para esses itens tem de pagar a taxa de importação.

3

Roupas, acessórios, livros, revistas, jornais e produtos de limpeza e higiene também não serão taxados. Apesar de não ter sido estabelecida uma quantidade máxima permitida destes itens, a quantidade deve estar de acordo com a duração da viagem. Por exemplo, se você trouxer 9 casacos na mala, tendo sido a viagem de 3 dias, talvez o agente possa achar essa quantidade exagerada e aplicar a taxa àquilo que ultrapassar a cota limite de US$ 500. Não compre quantidades exageradas destes itens, tente trazer no máximo 2 ou 3 itens de cada, assim não corre o risco de pensarem que você vai vender os produtos e cobrarem uma taxa.

O que posso trazer na mala do exterior - Passo 3
Fonte: g1.globo.com
4

Os carrinhos de bebês e as cadeiras de rodas também são considerados bens de uso pessoal e, por isso ficam isentos de cota de importação. Mas, só ficam isentos se o bebê e a cadeira vierem juntos na viagem. Ou seja, a pessoa que vai utilizar estes itens teve que ter ido na viagem.

5

Se for um artista profissional e poder comprová-lo, pode trazer instrumentos musicais, que não terá de pagar a taxa de importação. Mas caso não consiga comprovar que é artista profissional, terá de pagar a taxa.

6

Existem alguns produtos que têm definida uma quantidade limite máxima. Assim, você só pode trazer 10 maços de cigarros, 12 litros de bebidas alcoólicas, 250 gramas de fumo e 25 charutos ou cigarrilhas. A regra para os restantes produtos novos é de 20 unidades para produtos com um valor unitário superior a US$ 10, desde que não tenha mais de três produtos similares. Por exemplo, se você trouxer quatro celulares, um deles ficará retido. Quanto a lembrancinhas, a quantidade máxima permitida é de 20 unidades, podendo ser no máximo 10 unidades iguais.

Fonte: creditooudebito.com.br
7

Se comprou produtos no exterior, quando chegar ao Brasil deverá preencher uma Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA), ainda dentro do avião. Caso tenha adquirido produtos que excedam a cota limite de US$ 500, deverá assinalar que possui bens sujeitos a tributação. A taxa de importação é de 50% sobre o valor que exceder a cota e deverá ser paga no aeroporto.

Veja também: O que pode e não pode levar na bagagem de mão

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que posso trazer na mala do exterior, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Conselhos
  • Produtos de origem vegetal e animal, que não sejam permitidos no Brasil, ficaram retidos sem ter que pagar uma multa

Escrever comentário sobre O que posso trazer na mala do exterior

O que posso trazer na mala do exterior
Fonte: taviagens.com.br
Fonte: g1.globo.com
Fonte: creditooudebito.com.br
1 de 3
O que posso trazer na mala do exterior

Voltar ao topo da página