
O planeta Terra é riquíssimo em flora, o que significa que existe uma enorme diversidade de plantas, que se subdividem em várias famílias e espécies - ao todo cerca de 400.000. Desta forma por todo o mundo existem plantas diferentes, com caraterísticas que as tornam únicas e as diferem de outras. É o caso das plantas aquáticas, como o nenúfar, das plantas trepadeiras, como a era, das plantas carnívoras, como a Drosera montana, e ainda das chamadas plantas xerófitas, xerófilas ou xeromorfas. Nomes bem estranhos, certo? De forma a esclarecer o que são plantas xerófitas, preparamos este artigo umComo.com.br, por isso continue lendo para descobrir do que se tratam!
Provavelmente vai se surpreender se eu lhe disser que você já conhece exemplos de plantas xerófitas e que provavelmente tem pelo menos uma em sua casa. Isto porque os dois tipos mais conhecidos deste grupo são os cactos e as suculentas.

Ou seja, plantas xerófitas são organismos adaptados para viver em meios secos e quentes, onde a água é escassa, como nos desertos. Elas desenvolveram esta capacidade após um processo de evolução e adaptação que levou milhares de anos, tal como aconteceu com outros seres vivos nesse e noutros meios.

Geralmente estas plantas apresentam um aspeto robusto e folhas grossas ou largas e espalmadas, que armazenam água. Consoante a espécie podem também apresentar espinhos e uma substância resinosa, que servem como defesa contra potenciais agressores e como forma de evitar a perda de água.

No Brasil as plantas xerófilas podem ser encontradas maioritariamente na região nordeste, devido ao clima semiárido. A mais frequente é a caatinga, que ocupa uma área de cerca de 10% de todo o território nacional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são plantas xerófitas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.