Os melhores jogos de lápis e papel - para crianças e adultos!

Os melhores jogos de lápis e papel - para crianças e adultos!

Hoje em dia, a tecnologia tomou conta de todos os aspectos de nossas vidas. Até as brincadeiras das crianças ficaram diferentes. Enquanto antes elas frequentavam a rua e adoravam jogos de tabuleiro, agora os tablets e videogames ganharam espaço.

Que tal tentar algo diferente? Deixe todos os eletrônicos de lado e conheça os melhores jogos de lápis e papel neste artigo do umCOMO. Além de serem muito mais econômicos, ajudarão as crianças e adultos a desenvolver a imaginação e criatividade.

Mímica

O jogo é antigo e uma delícia para divertir tardes em grupo. É preciso de quatro ou mais jogadores para a brincadeira.

Instruções:

  1. Divida o grupo em equipes;
  2. Uma das equipes deve escrever num papel o nome de um filme, música, pessoa ou qualquer outra coisa para o outro time interpretar.
  3. A equipe oposta escolherá uma pessoa para fazer a mímica. Ela lerá no papel a instrução e deverá fazer com que seus amigos adivinhem o que está escrito lá sem falar nenhuma palavra.

Dica: quer dicas para um dia de chuva? Veja como preparar uma caça ao tesouro para crianças.

Detetive

O jogo Detetive já se tornou um clássico das brincadeiras de papel para dias de chuva. Ele deve ser jogado em grandes grupos, já que, quanto mais gente, mais interessante a brincadeira fica.

Instruções:

  1. Primeiro, deve-se ter um pedaço de papel para cada integrante do grupo. Ou seja, se há 10 pessoas jogando, providencie 10 pedaços de papel. Um papel deve estar com a letra A, de assassino, outro com a letra D, de detetive, e o restante marcado com a letra V, de vítima.
  2. O assassino deverá piscar o olho para quem ele acha que recebeu o papel de vítima na brincadeira. Ao ser "assassinada", a pessoa deve somente avisar que morreu.
  3. Quem deve estar de olho em tudo é o detetive. A missão dele é apanhar o assassino e ganhar o jogo. Se ele não conseguir, o bandido será vitorioso.

História sem fim

Muitas risadas e boas histórias para contar. Esse jogo é bem descontraído e divertido, além de estimular a criatividade da criançada.

Instruções:

  1. Em uma folha de papel, um jogador deve começar uma história. Porém, antes de repassar ao outro colega, deve esconder tudo o que escreveu, deixando somente a última palavra à mostra.
  2. O outro jogador deve completar a história de acordo com o que leu e fazer o mesmo antes de passar para o amigo seguinte.
  3. Isso deve continuar até o fim do papel, quando a história é revelada e boas risadas são garantidas.

Dica: para ajudar a ter mais criatividade, veja como estimular uma criança a desenhar.

Adivinhe quem é

Você precisará apenas de lápis e folhas de papel para brincar de Adivinhe quem é. É preciso pelo menos de dois jogadores para jogar e não há limite de participantes.

Instruções:

  1. Cada pessoa deve escrever num pedaço de papel o nome de alguém que todos do grupo saibam quem é.Pode ser um famoso, algum amigo em comum e até um integrante da roda.
  2. Depois, é só dobrar o papel ao meio, com o cuidado de não deixar ninguém ver, e trocar os nomes entre si. Ao pegar um papel, o jogador deve mostrá-lo ao resto da roda, mas não pode vê-lo.
  3. Para adivinhar o nome que está escrito em seu papel, ele deve fazer perguntas que podem ser respondidas apenas com sim ou não.
  4. Ganha quem adivinhar o que está escrito no próprio papel mais rápido.

Desenho - Imagem e Ação

Parecido com a mímica, o jogo do desenho é bem simples e também pode ser jogado por crianças não alfabetizadas. O número mínimo de jogadores é 4.

Instruções:

  1. Funciona quase do mesmo jeito que a mímica. Os jogadores devem escolher uma categoria, como cozinha ou objetos de escritório.
  2. A partir desta categoria, uma pessoa deve desenhar para o próprio time um objeto dentro deste tema.
  3. O time que adivinhar mais objetos é o ganhador.

Batalha naval

Um dos jogos de tabuleiro mais populares, a batalha naval também pode ser jogada com lápis e papel.

Instruções:

  1. Precisa-se de apenas dois jogadores para a brincadeira. O objetivo é derrubar todos os barcos do adversário. Primeiro, pegue uma folha de papel sulfite e trace um quadrado de 20 cm.
  2. Depois, marque em todas as laterais espaços de 2 cm. Trace de uma extremidade a outra e forme um quadriculado. No lado esquerdo, numere os quadrados de 1 a 10. No canto superior, coloque as letras de A a J. Pronto, você já tem a base do seu jogo de batalha naval. Agora é o momento de preencher seu território com navios. Você tem:
  • 1 Porta-aviões com 5 quadrados de comprimento.
  • 1 Navio de Guerra com 4 quadrados de comprimento.
  • 1 Cruzador com 3 quadrados de comprimento.
  • 1 Submarino com 3 quadrados de comprimento.
  • 1 Destruidor com dois quadrados de comprimento

Você deve ficar de costas para o seu amigo ou colocar uma barreira entre vocês para evitar que ele veja sua frota. Para atacar, você deve falar um quadrado que você acha que ele colocou um navio. Por exemplo: fileira A número 5. Se ele acertar você, marque com um X. O jogo acaba quando uma frota é completamente derrotada.

Sugestão: O que fazer quando não tem nada pra fazer - 23 brincadeiras anti-tédio!

Jogos de papel - Perguntas e respostas

Um pedaço de papel e um pouco de criatividade são mais do que suficientes para bolar jogos novos. Criar um quiz com perguntas e respostas é algo que sempre funciona. Você decide se o jogo será dividido em duplas, equipes ou apenas entre duas pessoas. Também fica a seu critério escolher se as respostas terão alternativas ou deverão ser respondidas sem opções.

Se te falta inspiração para criar as perguntas, temos uma lista das melhores perguntas e respostas para gincanas que também serve para jogos de papel. Bom jogo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores jogos de lápis e papel - para crianças e adultos!, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.